09/11/2021 15:11 | Cultura

No primeiro dia de audições, IV Festival Em Cantos de Alagoas mostrou diversidade da música autoral no estado

Realizada na segunda-feira (8), noite de abertura contou com a participação de 15 artistas de todo o estado; evento tem sequência nesta terça (9) e quarta (10), a partir das 20h, com entrada gratuita, no Teatro Gustavo Leite


Neno Canuto


Camylla Thomasya

Diversidade e muita musicalidade. Assim foi o primeiro dia de audições do IV Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas. A banda Artehfato abriu o evento e, ao todo, 15 artistas se apresentaram na segunda-feira (8), no palco do Teatro Gustavo Leite, em Jaraguá. 

Da MBP ao pop-rock, os artistas levantaram a plateia com músicas autorais e cheias de inspiração. Atenta a cada nota, a comissão julgadora pôde atribuir notas de 0 a 10, a partir dos seguintes critérios: melodia, letra, afinação, ritmo, interpretação, performance e arranjo.  

Para o Superintendente de Fomento e Apoio à Produção Cultural da Secult, Milton Muniz, o festival é como uma grande vitrine da música alagoana atual. “É um evento dedicado exclusivamente ao músico alagoano. Para nós, da Secult, é muito gratificante poder fazer tudo isso acontecer”, disse.

Pela segunda vez no festival, Gama Júnior trouxe sua essência na canção “Ynaê”, e contou que “participar do festival Em Cantos foi megaemocionante, pois, depois de tanto tempo longe dos palcos e sem sentir o calor do público, foi de extrema importância e satisfação. Uma verdadeira celebração da música alagoana, e ainda puder homenagear a minha vozinha, que está em outro plano, foi mágico. Agradeço a Secult por nos proporcionar esse momento. Salve a música alagoana”, comemorou. 




Vestido de cangaceiro, o artista Gil Neves também mostrou seu talento ao cantar uma letra escrita por seu pai. “Dança Diferente é uma composição de meu pai relatando a cultura nordestina. A escolha dessa música foi justamente para contar um pouco da história do xaxado, que foi criado pelos cangaceiros de lampião, e do orgulho nordestino que corre em minhas veias”, revelou. 

A secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, também demonstrou apoio aos participantes. “A primeira noite de apresentações foi muito satisfatória. Os artistas vieram alegres e irreverentes. Parabéns a eles e a toda a nossa equipe que fez esse evento lindo para a população alagoana”, destacou.

Confira as apresentações de ontem na íntegra pelo nosso canal do YouTube. O festival tem sequência terça (9) e quarta-feira (10), a partir das 20h, no palco do Teatro Gustavo Leite. A entrada é gratuita, mas com transmissão ao vivo pela canal da Secult, também no YouTube.

Confira a programação da noite desta terça-feira (9): 

Show de abertura
May Honorato

Competição

Ítallo França - “Para Anastácia” 

LoreB - “Carne Barata”

Serafim - “Sururu fresco”

Barbara Castelões - “Dezembro”

Alberto Germano - “Prazer, eu me chamo o forró”

Rodrigo Avelino - “Bendizer”

Mario do Forró - “Morar na lua”

André Rodrigues e Monotrama - “Sob o sol”

Igor Machado - “Não me limite a você”

Yana Calheiros Ramos - “Eu canto o samba"

ManuDí - “Bairro do Pinheiro”

Mago Véio - “Poetas que cantaram o mar, mas que nunca o avistaram”

Laís Guimarães - “Contramão”

Pagolada - “Bicho grilo”

Jotta Erry - “Sentimentos”

ÔTOSDOIS - “O que há depois do fim (Não deixe para depois)”