12/08/2021 14:48 | Covid-19Assistência Social

No Mês da Primeira Infância, programa CRIA entrega cartões, enxovais e cestas básicas em Cajueiro

Governador, Renan Filho, participou das atividades do município em alusão ao mês da Primeira Infância

Felipe Brasil

Severino Carvalho e Iara Malta

O programa Criança Alagoana - CRIA promoveu, nesta quinta-feira (12), em Cajueiro, uma série de ações para marcar o Mês da Primeira Infância, celebrado em agosto. Ao lado da prefeita do município, Lucila Toledo, o governador Renan Filho participou das atividades e destacou as políticas públicas implementadas em benefício dessa importante fase do desenvolvimento das crianças, que vai de zero a seis anos e compreende o período mais relevante para o desenvolvimento das estruturas cognitivas, motoras e psicossociais.

"No Mês da Primeira Infância, estamos fazendo aqui uma agenda muito importante e simbólica. Trata-se de uma agenda de consolidação do CRIA, o maior programa social da história de Alagoas e o maior programa estadual de transferência de renda do Brasil", enfatizou Renan Filho.

Baseado em conceitos e práticas intersetoriais e multidisciplinares, o CRIA congrega uma série de protocolos, ações e realizações que conectam as áreas da saúde, educação e assistência social com o objetivo de prover e aprimorar a contribuição da gestão pública aos atores da Primeira Infância.

Já o Cartão Cria oferece auxílio financeiro no valor de R$ 100 mensais a gestantes e crianças de 0 a 6 anos que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, além de crianças acometidas por síndrome congênita por Zika vírus até completarem 7 anos. O recurso é garantido do início da gestação até a criança completar a idade limite.

"Sou um grande entusiasta dessa política pública de transferência de renda e vou fazer de tudo para ampliá-la", assegurou Renan Filho.

A prefeita Lucila Toledo destacou que o benefício do Cartão CRIA se soma ao do Bolsa Cajueiro, programa municipal de transferência de renda, no auxílio financeiro às famílias impactadas economicamente, situação que foi agravada pela pandemia da Covid-19.

"O comércio se alegra, a gente já vê as pessoas felizes e a tendência é melhorar cada vez mais", enfatizou a gestora.

Em Cajueiro, foram entregues 174 cartões CRIA. O município já conta com 750 beneficiárias do programa de transferência de renda do Governo do Estado. A meta é chegar a 1.540. Em Alagoas, já são 90 mil e o objetivo é atingir 180 mil famílias.

Uma das beneficiárias que receberam o Cartão do CRIA das mãos do governador foi Larissa dos Santos, gestante de 7 meses. Desempregada e mãe solteira, ela disse que o auxílio vem em boa hora para garantir a compra do enxoval.

“Agora sei que posso garantir o básico para o meu filho. Isso é uma alegria para uma mãe”, disse Larissa.

A cajueirense Poliana Cabral, mãe de uma criança de 3 anos,  também pegou o Cartão CRIA nesta quinta-feira, mas lembrou que já recebe a parcela de R$ 100 há dois meses.

“Um mês depois do cadastro, meu dinheiro já estava na conta. Usei o Caixa TEM, e pude sacar mesmo sem o cartão. Foi uma surpresa porque estava mesmo precisando desse dinheiro”, afirmou a beneficiária.

Vacina Alagoas

A solenidade em Cajueiro também marcou a entrega de enxovais e de 391 cestas básicas. Os alimentos foram fornecidos por meio do programa Vacina Alagoas, desenvolvido pelas secretarias de Estado da Saúde (Sesau) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

"Criamos o programa Vacina Alagoas para estimular os municípios a manterem a vacinação contra a Covid acima de 90% das doses recebidas. Alagoas tem sido referência no Brasil em aplicação. Aqui em Cajueiro, a prefeita cumpriu a meta, o município recebeu a primeira parcela da premiação em recursos financeiros e vai, em breve, receber a segunda parcela. Nós também adquirimos 250 mil cestas básicas que já começaram a ser distribuídas em todo o Estado", informou o governador.

Após a solenidade, Renan Filho e Lucila Toledo inspecionaram as obras do programa Minha Cidade Linda, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand).

Em Cajueiro, o programa está pavimentando 27 ruas, que totalizam 4,6 km lineares, além de dois kits de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre (parques infantis e academias de ginástica). O investimento total é de R$ 4,2 milhões.

Participaram, ainda, das atividades em Cajueiro: o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), Marcelo Victor; os deputados estaduais Bruno Toledo, Paulo Dantas, Gilvan Barros, Angela Garrote, Cibele Moura, Breno Albuquerque e Dudu Ronalsa; a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiana Pessoa; dentre outras autoridades.