10/03/2023 19:06 | Cultura

No Mês da Mulher, Secult presta homenagens a escritoras alagoanas

Projeto premiará dez mulheres que se destacam no segmento literário no estado


Ascom Secult


Camylla Thomasya / Ascom Secult

Em celebração ao Mês da Mulher, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), por meio da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, promove a 6ª Edição do Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas. 

 

A cerimônia, que acontecerá no dia 24 de março, às 10h, no Museu da Imagem e do Som, localizado no bairro do Jaraguá, em Maceió, tem como objetivo homenagear as escritoras alagoanas que se destacaram no cenário literário no último ano. A cantora Irina Costa participará do evento e fará uma apresentação especial.

 

Segundo a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, “o evento será um momento de homenagear mulheres que inspiram outras mulheres e contribuem diretamente para o crescimento e desenvolvimento do segmento literário alagoano”.

 

Conheça as homenageadas deste ano do 6° Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas:

Yaradir de Albuquerque Sarmento


Alagoana formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco, Yaradir é pediatra pela Organização Mundial de Saúde, e já tem mais de 60 anos de dedicação à medicina. Ela é fundadora da Clínica Guri de Maceió, e co-fundadora do Sindicato dos Hospitais do Estado de Alagoas. Paralelo a isso, ela também é pintora autodidata, escritora, e Sócia efetiva da Academia Alagoana de Letras (AAL), entre poemas e crônicas sobre o universo feminino, Yaradir já publicou vários livros e expôs suas obras em tela.

 

Avani Rodrigues dos Santos


Pedagoga e Assistente Social, formada pela Universidade Federal de Alagoas, Avani é pós-graduada em Educação Infantil e Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional. Sua carreira como educadora é um exemplo de dedicação e progresso. Foi representante da Região Nordeste no Fórum Mundial da Água em 2018, ela também foi homenageada com os prêmios de incentivo à Educação Fundamental em 1999 e 2001 pelo MEC e foi vencedora do 10°Prêmio Professores do Brasil – Etapa Estadual e Região Nordeste. Atualmente, leciona na Rede Estadual de Ensino de Alagoas.

 

Luciana Fonseca Oliveira


Natural de Sergipe, veio para Alagoas ainda criança. Jornalista com dedicação a trabalhos sociais e estudos cinematográficos, Luciana é graduada e Mestra em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas, e dedicou sua vida acadêmica à pesquisa biográfica da escritora Rosália Sandoval, pela qual obteve o Prêmio Comendador Tércio Wanderley II pela Academia Alagoana de Letras. Também teve seu documentário “Um filme que passou em minha vida” selecionado para a III Mostra Sururu de Cinema Alagoano, com o resgate da trajetória dos festivais de cinema em Penedo. Membro honorária da Academia Maceioense de Letras desde 2009, é autora de vários ensaios acadêmicos, biográficos e livros infanto-juvenis. Desenvolve projetos midiáticos em educação ambiental, tecnologia educacional, inclusão social, no teatro e no cinema. Foi fundadora do Instituto Cultural em Audiovisual Alfabetacine; da Editora Guarda letras e Escola Bilíngue, de Educação Infantil, Ser&Vir.

 

Fátima Soriano


Graduada em Letras e Mestra em Letras/Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas, Fátima é natural do município de Viçosa. A autora de dois livros publicados pela Editora Scortecci e coautora de várias antologias nacionais e internacionais. Publicou vários artigos em jornais e revistas e lecionou em várias escolas do Município, do Estado e em escolas privadas de Alagoas. Lecionou também em faculdades, e é membro de várias academias literárias.

 

Ísis Florescer


Atriz formada pelo curso técnico de teatro da Universidade Federal de Alagoas, Ísis é escritora, e foi premiada pelo edital da Lei Aldir Blanc em 2020. Sendo a primeira mulher trans com uma obra literária premiada e publicada no estado de Alagoas, Ísis é militante transfeminista e Educadora em Diversidade Sexual e de Gênero.

 

Cristina Caldas


Natural de Pernambuco, Cristina criou raízes mesmo em Alagoas, mais precisamente em Paripueira. Formada em Educação Artística pelo Cesmac, ela dedica-se à arte e à escrita. Desenvolveu uma série artística à qual denominou Arte de Amar, baseada em sua dedicação com a natureza. Em 2018, iniciou seus desenhos, chamando-os de rabiscos. Daí vieram as escritas, onde o combo revelou-se no livro Rosa no Deserto. Atualmente vem desenvolvendo dois projetos: Traços Sânscritos, um trabalho de desenho com recortes em traços. E um outro, esculpindo em madeira, esse iniciado pelo amor a uma árvore, Ipê amarelo, que caiu em seu terreno.

 

Eliana Cavalcanti


Graduada em Educação Artística pelo Cesmac, Eliana é bailarina desde os oito anos, aos quinze, já ensinava a dança a convite de sua professora. Mestre em Literatura pela Universidade Federal de Alagoas, ela também é especialista em Literatura e cursou Metodologia. É Sócia efetiva da Academia Alagoana de Letras, e honorária da Academia Palmeirense de Artes e Letras desde 2012. Também participou da Academia Alagoana de Cultura até o ano de 2014, tendo publicado três livros, crônicas, contos e ensaios publicados em antologias, jornais e revistas literárias.

 

Maria Heloisa Melo De Moraes


Natural do município de Palmeira dos Índios, Maria Heloísa é graduada em Letras pela Universidade Federal de Alagoas, e possui mestrado em Literatura Brasileira pela mesma. Seu Doutorado teve como tese "Cor, som e sentido a metáfora da poesia de Djavan", posteriormente publicada pela Editora HDV de Curitiba. Autora de vários títulos, ganhou algumas premiações pelas suas obras, como o Prêmio Nacional da Academia Alagoana de Letras em 2008, instituição onde é sócia efetiva atualmente. Foi professora estadual até 1991, quando ingressou, por concurso, no quadro de docentes da Universidade Federal de Alagoas. Publicou ainda artigos em diversos periódicos e livros de crítica literária. Suas principais áreas de pesquisa são a literatura infanto-juvenil brasileira e o texto poético, com prioridade para os estudos sobre a poesia alagoana.

 

Adélia Maria De Amorim Magalhães


Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas e em Educação Artística no Centro de Estudos Superiores de Maceió, Adélia possui o título de mestra em História da Arte, também pela UFAL e defendeu sua dissertação de mestrado sobre as bandas de música de Marechal Deodoro, sob o título ”Música também é história". Membro da Academia Maceioense de Letras e Sócia honorária da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES), é ócia efetiva da Academia de Letras, Artes e Pesquisas de Alagoas (ALAPA) e ex Presidente do Grupo Literário Alagoano. Ela também é Presidente da Sociedade Musical Carlos Gomes e possui 12 títulos literários publicados. Canta, escreve, é poeta, declamadora, intérprete, contadora de história e compositora.

 

Genisete De Lucena Sarmento


Jornalista formada no embate cultural e político, traz em sua bagagem a experiência como funcionária do Banco do Brasil. Exerceu cargos de secretária de cultura de União dos Palmares e de representante da Fundação Cultural Palmares em Alagoas. Uma verdadeira historiadora, Genisete reconstrói a última batalha de Palmares em livro lançado em 2019, que culminou com a derrubada da Cerca Real do Macaco, fala do expurgo da operação limpeza da Serra da Barriga e da mais tarde captura de Zumbi dos Palmares na Serra Dois Irmãos e das consequências decorrentes daquele fato histórico com o processo de concessão das sesmarias, e da ocupação do território alagoano por bandeirantes paulistas. Com competência, seriedade científica e paixão, ela abraçou com respeito o recorte histórico de Atalaia, União dos Palmares, Viçosa e São José da Laje.


Serviço

6ª Prêmio Mulheres que Escrevem Alagoas

Data: 24 de março

Horário: 10hs

Local: Museu da Imagem e do Som de Alagoas

Apresentação musical: Irina Costa