12/05/2023 12:43 | Saúde

No Dia Internacional da Enfermagem, enfermeira da Sesau destaca importância dos profissionais para as unidades de saúde

Data tem o objetivo destacar as contribuições de enfermeiros para sociedade, pois atuam na assistência de forma integral dos pacientes


Profissional de enfermagem atua no acolhimento humanizado e nas ações inerentes a assistência ao paciente

Carla Cleto


Ruana Padilha

Essenciais na promoção da saúde, os profissionais de enfermagem fazem o primeiro contato com o paciente e continuam cuidando deles após serem atendidos pelo médico. Enfermeiros e enfermeiras celebram, nesta sexta-feira (12), o Dia Internacional da Enfermagem, instituído em homenagem à Florence Nightingale, um marco para a profissão e que nasceu em 12 de maio de 1820. 

 

A coordenadora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher (HM), Eduarda Alves, ressalta que os profissionais da Enfermagem contribuem para a sociedade, assegurando assistência em saúde, em equipamentos como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais. Atuando há três anos no HM, ela salienta que o desempenho da enfermagem é fundamental para recuperação dos pacientes. 




A coordenadora de enfermagem da UTI do Hospital da Mulher, Eduarda Alves, relata a importância dos profissionais nas unidades de saúde



“Temos os médicos e a equipe multiprofissional que atuam de passagem nos diversos setores, mas os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem são os profissionais que ficam 24 horas prestando assistência direta aos nossos pacientes. Então a dedicação de toda enfermagem influencia diretamente na recuperação do doente e na alta dele”, salienta Eduarda Alves.


De acordo com a enfermeira, o profissional de enfermagem, tanto no nível técnico quanto superior, promove assistência aos enfermos de modo deliberado e sistemático, focado nos cuidados que eles necessitam. “O enfermeiro atua tanto na liderança, quanto na assistência para o paciente. A partir do momento em que ele atua como líder, influencia a sua equipe a dar o melhor para o paciente. Então, se o enfermeiro que lidera a equipe acompanha o trabalho do técnico de enfermagem e se envolve no trabalho, contribuímos para a plena recuperação dos nossos pacientes”, ressalta.


O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, destaca a importância dos profissionais de enfermagem e salienta que eles, sejam auxiliares, técnicos ou enfermeiros, são essenciais para o funcionamento das unidades e, consequentemente, a recuperação dos pacientes. “Precisamos exaltar o protagonismo dos enfermeiros e enfermeiras do nosso estado, pois é graças à atuação dessa categoria que avançamos na assistência à saúde de Alagoas”, enfatizou o gestor.

 

 Profissionais da enfermagem mantém contato permanente com os pacientes durante a assistência