22/09/2023 14:48 | Gestão e Finanças

No Dia do Contador, Sefaz parabeniza todos os profissionais pela celebração da data

Secretaria lembra da importância dos profissionais de contabilidade e agradece a todos pelo trabalho excepcional na transparência financeira e econômica


Dezenas de contadores trabalham todos os dias na Sefaz com grande excelência e profissionalismo, para que o estado possua um desenvolvimento cada vez maior

Ivo Neto / Ascom Sefaz


Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

Em 22 de setembro é celebrado o Dia do Contador, profissional responsável por elaborar e divulgar as demonstrações contábeis, relatórios e demonstrativos fiscais, orçamentários, patrimoniais, econômicos e financeiros de uma empresa ou órgão governamental. A data é festejada em virtude da criação do curso de ciências contábeis, instituído com a assinatura do Decreto-Lei nº 7.988, nesta data, no ano de 1945, pelo então presidente Getúlio Vargas.


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi uma das pioneiras a inaugurar um centro universitário voltado à área de ciências contábeis. A data marca um fato histórico para a profissão no Brasil, isso porque embora no país já existissem os cursos de contabilidade e de contador, ambos tinham validade de nível técnico. O decreto regulamentou o grau superior, de ciências econômicas e de ciências contábeis.


A Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz) conta de forma direta com o trabalho e atuação desses profissionais que são fundamentais para o funcionalismo público do Estado de Alagoas. No órgão, diversos contadores trabalham todos os dias, com grande excelência, maestria, dedicação e profissionalismo, para que o estado possua um desenvolvimento cada vez maior.


A Sefaz ainda reconhece e enaltece o comprometimento demonstrado pelos contadores na execução de suas atividades de forma que impacta positivamente na vida dos cidadãos alagoanos. É o caso da contadora e auditora de Finanças e Controle da Arrecadação na Sefaz, Brenda Rocha. Ela explica o trabalho desempenhado pelos colegas e salienta que a função do contador vai muito além do que fazer o imposto de renda, como muitos imaginam.


“Nós evidenciamos o que de fato acontece na organização através de uma estrutura complexa de contas e registros que se resumem em relatórios e demonstrações contábeis. Tais documentos orientam o gestor sobre a composição do seu patrimônio, o quanto possuem de ativos, de dívidas, como se encontra a sua liquidez, enfim, diversas informações que auxiliam na tomada de decisão”, conta a auditora.


Brenda ainda lembra que os documentos emitidos pelos contadores nos mais diversos órgãos servem para que os cidadãos possam saber como o gestor público do seu estado ou município, está aplicando os recursos arrecadados e fornecem transparência para que toda sociedade possa cobrá-los em políticas públicas efetivas. 


A Sefaz lembra da importância dos profissionais de contabilidade e agradece a todos pelo trabalho excepcional na transparência financeira e econômica no Estado de Alagoas. Parabéns contadores!