23/12/2022 09:37 | Saúde

Natal é celebrado com muita alegria na Pediatria do HGE

Celebração teve direito a cinema, lanchinhos, brincadeiras, surpresas e à presença do Bom Velhinho


A magia do espírito natalino tomou conta das dependências da Pediatria do HGE

Carla Cleto/Ascom Sesau


Thallysson Alves/ HGE

A magia do Natal foi sentida pelas crianças da Pediatria do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, na quinta-feira (22). Cinema, pipoca, doces, alegria, presentes e até o Papai Noel fizeram parte da programação. O resultado  esteve estampado no sorriso dos pequenos, de seus familiares e até dos servidores, responsáveis pela organização da celebração.

A coordenadora de Enfermagem da Pediatria, Cristiane Caetano, explica que a comemoração é resultado do esforço multidisciplinar e da integração com o projeto Sorriso de Plantão, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Ela ressalta que o evento recebeu doações e contou com a dedicação extra dos servidores que atuam na observação pediátrica, enfermaria pediátrica e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica.

“Preparamos lanchinhos, presentes e todas as outras surpresas para 60 crianças. Antes de realizar a festa, conversamos com os responsáveis sobre a participação e toda a equipe se atentou às particularidades do quadro clínico de cada criança. Com esses cuidados, conseguimos viabilizar o festejo com segurança, o que também contribui com a recuperação da saúde delas”, afirmou a enfermeira.



Isso porque estudos científicos apontam que o bom-humor e uma boa saúde mental podem contribuir com o sucesso dos tratamentos realizados pelos especialistas em saúde. Nesse contexto, a Psicologia explica o carinho e o conforto aos pacientes, principalmente nesta época em que as emoções ficam mais intensas, humanizam o atendimento.

“Eu amei tudo! Desde quando o meu neto soube que o Papai Noel viria, ele ficou ansioso pela diversão e pelo presente. Vê-lo sorrindo, animado, é um consolo para nós, que estamos preocupados com a internação e seus impactos. Fico muito feliz em saber que isso continua a acontecer no hospital, demonstra o quanto a equipe é empática e sensível”, disse Maria de Fátima Pinheiro Albuquerque, avó do K. G. A. M., de 8 anos.

A festança também recebeu o apoio do gerente do HGE, o médico Paulo Teixeira. Ele declarou orgulho a sua equipe, por encontrar na dificuldade o degrau necessário para alcançar mais vitórias. Também elogiou o zelo que os servidores têm com a missão do hospital de salvar vidas. E acrescentou que a cada dia tem mais certeza que conta com os melhores profissionais de Alagoas.



“Esse esforço demonstra o quanto a nossa equipe tem apreço à vida. Se o internamento é difícil para um adulto, imagine para uma criança, acostumada a brincar, a sair, a se divertir. O local de criança não é no hospital, mas se for preciso que esteja aqui, nós queremos que seja a experiência menos traumatizante possível”, afirmou o gestor da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, a iniciativa dos profissionais do HGE deve ser parabenizada e exaltada. “São profissionais altamente comprometidos, que atuam com eficiência e humanização na maior emergência pública de Alagoas, principalmente no tocante à assistência às crianças atendidas na Pediatria”, salientou o gestor da saúde estadual.