20/11/2021 21:15 | InstitucionalDireitos HumanosCultura

Na Serra da Barriga, governador reforça apoio do Estado às causas do movimento negro

Renan Filho participou das celebrações do Dia da Consciência Negra em União dos Palmares


Dárcio Monteiro


Kelly Cordeiro

O Dia da Consciência Negra celebra a resistência e a luta pela liberdade do povo negro e, nesta data, as atenções estão voltadas para a Serra da Barriga, em União dos Palmares. O governador Renan Filho participou das comemorações do 20 de novembro, neste sábado, e manifestou o apoio integral do Estado às causas da comunidade negra. 

Ao chegar, o governador participou da homenagem tradicional e depositou, ao lado do senador Renan Calheiros, coroas de flores no Memorial à Zumbi dos Palmares. Em seguida, cumprimentou o rei negro, consagrado na Nigéria e reconhecido como tetraneto de Zumbi, Obá José Mendes Ferreira, que veio de São Paulo para participar da cerimônia. 

"Estou aqui para manifestar nossa solidariedade com a história de Zumbi e para defender igualdade e liberdade. Precisamos defender a igualdade de maneira ampla, seja ela de raça, de gênero e, sobretudo, a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos", declarou o governador, que nas primeiras horas do dia anunciou, em suas redes sociais, que assinou o projeto de lei que destina 30% das vagas de concursos públicos em Alagoas para negros e pardos.  

O Quilombo dos Palmares, sediado na Serra da Barriga, foi o maior das Américas e nele viveram mais de 30 mil negros, sob o comando de Zumbi. Ele foi morto em combate, no município de Viçosa, no dia 20 de novembro de 1695, daí a escolha da data para celebrar a Consciência Negra. Por sua importância na história, a Serra foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e também recebeu a certificação de Patrimônio Cultural do Mercosul.

“O Brasil tem uma dívida grande com a população negra, que é uma das responsáveis diretas pela nossa formação em todos os aspectos. Nós temos aqui, no Quilombo dos Palmares, talvez o mais valoroso exemplo de tenacidade e de proteção da liberdade dos nossos antepassados”, pontuou o senador Renan Calheiros, ao lado de secretários de Estado e demais autoridades que marcaram presença na solenidade. 

Uma das grandes contribuições do Governo de Alagoas para valorizar o local foi a pavimentação do acesso à Serra, concluída em 2019. A estrada possui 7,5 quilômetros de extensão, constituída de asfalto (5 km) e paralelepípedo (2,5 km). A obra contou com investimento de R$ 8,4 milhões do Tesouro estadual. 

O prefeito de União, Areski Freitas, enfatizou que o acesso potencializou o turismo na região. "Essa era a maior dificuldade que nós tínhamos porque com estrada de terra era impossível garantir o desenvolvimento local. Depois da obra, tudo mudou. Antes recebíamos sete mil turistas por ano, agora são cerca de 40 mil, possibilitando a exploração turística da Serra e a propagação da história de Zumbi por meio dos que nos visitam", disse. 

Para Renan Filho, o acesso é a materialização do apoio do Estado à causa negra. “Isso demonstra que nosso apoio não é apenas verbal. O Governo de Alagoas está junto do povo negro e também resiste mantendo esse evento sem qualquer ajuda do Governo Federal, resiste mudando a legislação para dar oportunidade diferenciada à comunidade negra em concursos públicos, investindo em educação, valorizando os profissionais. E, se é importante resistir no Brasil, vamos resistir em todos os lugares, sobretudo aqui no Quilombo dos Palmares, que é símbolo da resistência”, finalizou.