06/09/2023 14:42 | Tecnologia e Inovação

Na China, Governo de Alagoas fomenta parcerias para desenvolvimento do ecossistema de CT&I no estado

Secretário Silvio Bulhões faz parte da comitiva na visita o país asiático

Comitiva alagoana em Xangai

Ascom Secti

Valdenys Virtuoso / Ascom Secti

Em missão oficial na China, junto ao governador Paulo Dantas, o secretário de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), Silvio Bulhões, cumpriu agenda relativa à promoção do Estado na Ásia. Com o objetivo de atrair novos negócios e parcerias no campo das inovações tecnológicas, o secretário incluiu na pauta o Programa Mais Ciência, Mais Futuro, que busca valorizar e incentivar os talentos e pesquisadores de diversos níveis no escopo regional. A proposta é atrair os olhares de investimentos externos para o setor em Alagoas .

O primeiro compromisso foi no Consulado do Brasil em Xangai, onde se reuniram com o Cônsul do Brasil, Augusto Pestana. Em seguida, visitaram o Novo Banco de Desenvolvimento, fundado multilateralmente pelos integrantes do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, ou South Africa), presidido atualmente pela ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff.

Durante as discussões, foram apresentadas propostas com o intuito de mostrar a nova conjuntura que a política de CT&I do Estado vive e como ela foi construída (e fortalecida) de maneira sólida em tão pouco tempo.  Para o secretário, essa é uma oportunidade única de difundir para o mundo o que Alagoas tem feito de diferente no ecossistema interno e para despontar como destaque nacional e internacional.

“As reuniões e rodadas de negócios com empresas e indústrias de tecnologia chinesas, com as universidades locais e com o Governo chinês estão acontecendo para apresentar todo o potencial que o nosso Estado tem, especialmente a de CT&I. Estamos discutindo possíveis acordos que promovam o desenvolvimento econômico de Alagoas, por meio da atração de investimentos chineses que gerem novas oportunidades para as empresas de tecnologia alagoana fazerem negócios com as chinesas”, afirmou Silvio.