28/03/2023 18:13 | Cultura

Música erudita e educação, o Quartas Eruditas está de volta!

Apresentação de abertura da temporada 2023 acontece nesta quarta-feira (29)


Projeto envolve jovens e adolescentes, trabalhando a educação através da arte

Ascom / Diteal


Paulo Canuto/Ascom Diteal

Aristóteles um dia disse: “educar a mente sem educar o coração não é educação.” E como educar a mente e o coração senão através da arte? E para continuar fazendo esse trabalho, o projeto Quartas Eruditas está de volta. O concerto de abertura será nesta quarta-feira (29), às 15h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, com entrada franca.


O projeto é fruto da parceria da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, e o Instituto de Cultura Ero Dictus, ICED, partindo para seu sétimo ano de concertos didáticos, que já levou música erudita e educação para mais de 15 mil pessoas, em especial os alunos da rede pública de ensino, grande alvo do projeto.


“O Quartas Eruditas é um dos projetos mais importantes desta casa, pois sua missão tem um valor incomensurável para a sociedade, trabalhando educação através da arte, democratizando o acesso aos nossos espaços e fortalecendo parcerias como essa com o Instituto de Cultura Ero Dictus, estávamos ansiosos para essa volta”, comemora Sandra Menezes, diretora-presidente da Diteal.


O projeto acontece sempre na última quarta-feira de cada mês e para esta edição de retorno que abre a temporada 2023 de apresentações, o repertório vai passear entre o período renascentista e a música popular brasileira, de Jacob Arcadelt a Gonzaguinha.


A direção artística fica por conta do maestro Max Carvalho que durante a execução das peças conta detalhes das composições, como compositor da obra, fatos históricos do período em que a música foi criada, de forma didática e divertida, envolvendo o público na apresentação.


“É um deleite poder promover música clássica de forma gratuita e acessível há 7 anos, formando plateias, inspirando e abrindo espaço para grupos de música de câmara locais, para músicos solistas e jovens talentos da plateia, de forma democrática e inclusiva, que é um dos papéis centrais deste projeto/parceiria”, destaca o maestro.


Um dos momentos mais marcantes em todas as apresentações é quando o maestro Max Carvalho convida alguém da plateia para reger a camerata. Essa é uma das formas de diminuir ainda mais a distância entre o artista e o público. O foco do projeto são os alunos da rede pública de ensino, mas as apresentações do Quartas Eruditas são abertas a toda comunidade.


A DITEAL está retomando mais um dos projetos da casa voltados para a comunidade, em especial, para os alunos da rede pública de ensino, são aulas concerto, que proporcionam uma experiência valiosa de aprendizado e conhecimento, ao mesmo tempo em que se apresenta um concerto com repertório variado. Além do momento didático do projeto, a interação do maestro com os alunos é uma forma de trazer o público para a cena artística. Esse projeto leva através da arte, a possibilidade de uma maior qualidade de vida, participem, é aberto para toda comunidade!” destaca Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.



Serviço:

O que: Projeto Quartas Eruditas - Abertura da temporada 2023

Quando: Quarta-feira, às 15h

Onde: Sala de Música, Complexo Cultural Teatro Deodoro, anexo ao Teatro Deodoro, Centro de Maceió (prédio de vidro)