17/03/2023 17:58 | Cultura

ESPECIAL MUSEU DO PALÁCIO

Museu Palácio Floriano Peixoto: um passeio pela história de Alagoas

Antiga sede oficial do governo guarda um rico acervo aberto à visitação do público de terça a sexta-feira


Marco Antônio / Agência Alagoas


Fábia Assumpção / Agência Alagoas

Visitar o Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) é como fazer uma verdadeira viagem no tempo pela história de Alagoas. Transformado em museu há 17 anos, o Palácio Floriano Peixoto, antiga sede oficial do governo alagoano, destaca-se pela suntuosidade e pelo rico acervo, que inclui obras de arte, a exemplo de telas do pintor alagoano Rosalvo Lobo, peças de decoração e mobiliário dos séculos XIX e XX.


O imponente prédio histórico, que hoje abriga o MUPA, está instalado na praça que também leva o nome de Floriano Peixoto, embora seja mais conhecida como Praça dos Martírios, por estar localizada em frente à Igreja Nosso Senhor dos Martírios.


Aberto à visitação de terça a quinta-feira, das 9 às 17 horas, e às sextas-feiras das 9 às 14 horas, o museu é uma parada obrigatória não só para turistas, mas também para os alagoanos que queiram conhecer um pouco mais da rica história do estado de Alagoas. “Hoje recebemos uma média de 300 a 400 visitantes, por mês, no museu. A maioria turistas e grupos de escolas”, informa a supervisora do MUPA, Aline Torres.  


Ela informou que, para ampliar a divulgação do Museu para turistas e moradores locais, está sendo criada uma página oficial do MUPA no Instagram. Informações sobre o MUPA também estão disponíveis no site da Secult/AL, no endereço http://www.cultura.al.gov.br/equipamentos/museu-palacio-floriano-peixoto-mupa.


A entrada é gratuita e as visitas só precisam ser agendadas por grupos acima de 30 pessoas, a exemplo de estudantes de escolas. O agendamento pode ser feita pelo e-mail mupa.alagoas@gmail.com.  As visitas, que duram em média 20 minutos, são conduzidas por guias, a maioria estagiários dos cursos das áreas de humanas, como estudantes de história e biblioteconomia.  Segundo Aline, as visitas guiadas possibilitam que o visitante conheça melhor a história do palácio e asseguram a conservação do acervo.


As instalações do Museu também são abertas para ensaios fotográficos, que devem ser agendadas por meio de ofício. “Recentemente a Igreja Nosso Senhor dos Martírios foi reaberta, após uma reforma, e com a volta das cerimônias de casamentos, o palácio já foi utilizado para ensaios fotográficos por pelo menos dois casais”, conta Aline.


Durante nossa visita ao Museu, encontramos o casal de turistas de Palmas (TO), Naiane de Jesus e Roni Paulo que vieram passar cinco dias em Maceió e incluíram no roteiro visitas aos museus da cidade, entre eles o MUPA. Não se arrependeram do passeio. “Antes de viajar fizemos uma pesquisa na Internet e tomamos conhecimento da existência do Museu Floriano Peixoto e colocamos no nosso roteiro de passeios pela cidade”, explicou Naiane. Segundo eles, a visita, superou as expectativas. “É uma visita única, porque aqui, conhecemos um pouco da história de Alagoas e do Brasil”, exaltou.