15/09/2023 13:39 | Cultura

Museu da Imagem e do Som de Alagoas sedia II Encontro Estadual de Museus de Alagoas

Evento dialogou sobre as ações práticas e políticas museológicas para os unidades existentes no estado


Encontro foi coordenado por Mira Dantas que recepcionou os representantes dos 16 municípios alagoanos.

Alexandre Teixeira / Ascom Secult


João Brito / Ascom Secult

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), reuniu na quinta-feira (14),  no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa), bibliotecários, museólogos, gestores e funcionários de bibliotecas e museus da região do alto e médio sertão alagoano para o II Encontro Estadual de Museus de Alagoas.


O evento teve o objetivo de debater ações práticas e políticas museológicas para as unidades existentes no estado. Realizado pelo Sistema Alagoano de Museus (SAM) e Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas (SBPEAL),o encontro foi coordenado por Mira Dantas que recepcionou os representantes dos 16 municípios alagoanos.


De acordo com a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, essa foi mais uma oportunidade que possibilitou discutir sobre as políticas museológicas no estado alagoano. “Eventos como este são de extrema importância, pois conseguimos realizar um intercâmbio de informações e planejar estratégias para fortalecer os nossos equipamentos culturais, bem como debater ações para que mais turistas e nativos conheçam a história do nosso estado que está preservada nos museus”, falou.


A coordenadora SAM, Mira Dantas, definiu o encontro como um momento de aprendizagem e de parceria. “Neste encontro estadual ouvimos as necessidades e as perspectivas de cada representante dos equipamentos culturais existentes no nosso estado e discutimos ações para fortalecer a acessibilidade nesses espaços culturais”, comentou.


A apresentação cultural do Pastoril maceioense “Recordar e Viver” abriu o evento com um pouco do encantamento da dança e da música do folguedo alagoano. Michel Correia, Assessor de relações institucionais do Instituto Brasileiro de Museus, reforçou que o encontro estadual é uma oportunidade para o sistema avançar nas suas ações e criar acordos de cooperação. “Eu destaco aqui que ter contato, saber as particularidades de cada município e ao mesmo tempo ter o Ibram presente para dar uma ratificada é muito importante nesta ação compartilhada. Além disso, criar algumas parcerias que avancem e possibilitem mais enraizamento da nossa política pública é fundamental”, expressou.


Durante o encontro, a mesa de honra composta por Michel Correia, Assessor de relações institucionais do Instituto Brasileiro de Museus, Victor Souto, ex-diretor do Museu Théo Brandão de antropologia e folclore, Jorge Lopes, diretor do Museu de história natural da Ufal, Maicon Marcante, historiador do Iphan no em Alagoas e Henrique Dantas, coordenador da Escola do Turismo do Estado pelo Sindhal dialogaram sobre os desafios na manutenção dos equipamentos culturais nas cidades.