10/07/2023 19:54 | Saúde

Murici e Arapiraca recebem equipes itinerantes do Hemoal para coletas externas de saúde

Ações visam facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue e manter estabilizado o estoque


Para doar sangue, voluntário deve ter entre 16 e 69 anos

Carla Cleto / Ascom Sesau


Josenildo Törres / Ascom Sesau

Os municípios de Arapiraca e Murici recebem, respectivamente, nesta terça-feira (11), equipes itinerantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para captação de sangue. A medida visa facilitar o acesso dos voluntários à doação de sangue e, em contrapartida, ajudar a manter estabilizado o estoque de hemocomponentes.


Em Arapiraca, a ação ocorre na praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Murici, a iniciativa externa tem como endereço a Câmara Municipal de Arapiraca, no bairro Campo Grande, das 9h às 16h.


Conforme os pré-requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para se candidatar à doação voluntária de sangue é necessário ter boa saúde, além de peso igual ou superior a 50 quilos e de 16 a 69 anos de idade. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios.


No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento. Os candidatos à doação de sangue não podem ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, além de evitarem o consumo de alimentos gordurosos, bem como, devem ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.


Segundo o MS, os voluntários também não podem ter contraído a doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Para repetir o procedimento, as mulheres devem aguardar um intervalo mínimo de 90 dias e os homens 60 dias”, salienta.