07/03/2024 15:52 | Governo de Alagoas

Mulheres em espaços de poder e gestão inclusiva são destaques no primeiro dia do Elas no Governo

Evento é uma das ações da Seplag em homenagem ao Mês da Mulher, celebrado em março


No primeiro dia do evento gestoras do Governo compartilharam experiências à frente de suas pastas

Larissa Costa/ Ascom Seplag


Larissa Costa e Maria Clara Gomes* / Ascom Seplag

“A luta pelo direito das mulheres, também, é uma luta pelo direito à vida.” A fala marcou o público durante o primeiro dia do Elas no Governo, realizado na última quarta-feira (6). O evento, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), tem como objetivo debater os espaços da mulher na sociedade e na gestão pública, para fortalecer a luta por igualdade de gênero. A programação segue até o final de março.


O primeiro dia do Elas no Governo reuniu as gestoras do alto escalão do Executivo Estadual e a representante do Ministério das Mulheres, Carmen Foro. Durante a fala de abertura, Foro destacou a necessidade de criar, no Brasil, mais oportunidades para que mulheres entrem e ocupem espaços de poder. “Com maior participação feminina é quando podemos ter políticas públicas mais direcionadas e eficazes para nós, mulheres”, destacou.

Na mesa redonda, a secretária de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Kátia Born, enfatizou a importância de preparar a mão de obra feminina para o mercado de trabalho. A gestora destacou o trabalho à frente da pasta, que incluiu, com assistência técnica, 300 mulheres quilombolas na agricultura familiar.


“Plantar não é uma tarefa simples. Não é apenas colocar a semente na terra, esperar germinar e colher. Para plantar, é preciso ter capacidade técnica. Nós da Seades, em parceria com outros órgãos do Estado, oferecemos cursos a essas mulheres do campo. Entendemos que quanto mais participação feminina no campo, menor será a necessidade de importar alimentos”, disse Born.

A mesa redonda contou também com a participação das secretárias Renata dos Santos (Fazenda), Lydia Pollyana (Esporte, Lazer e Juventude), Maria Silva (Mulher e Direitos Humanos) e Karine Silva (Gestão e Patrimônio). O momento foi mediado pela especialista em Gestão de Pessoas e consultora do Instituto Gesto Vetor Brasil, Priscila Helena Franco.


O programa Elas no Governo é promovido pela Seplag, por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), e segue com programação até o final de março - mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. De 11 a 13, será realizado um curso sobre liderança feminina. Já no dia 20, a organização preparou um bate-papo com as estagiárias do Programa Primeiro Emprego. Para os dois eventos, as inscrições podem ser feitas pelo site capacitacao.al.gov.br. 


*Sob supervisão