07/03/2024 12:51 | Agricultura

Mulheres camponesas são recebidas pelo presidente do Iteral em dia de mobilização

Movimentos Sociais promovem ato no Centro de Maceió em alusão ao Dia Internacional da Mulher


Uma comissão de líderes da iniciativa foi recebida pelo diretor-presidente do Iteral


Dyego Barros / Ascom Iteral

Cerca de 600 camponesas de diferentes movimentos sociais estiveram na sede do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), nesta quinta-feira (7), dia em que as organizações de luta pela terra se reúnem na Praça Sinumbu, no Centro de Maceió, durante a realização do “llº Acampamento das Mulheres Sem Terra Dandara dos Palmares”.

 

O ato em alusão ao Dia Internacional da Mulher promove uma série de atividades voltadas à retomada da reforma agrária e ao impulsionamento de políticas públicas dedicadas às trabalhadoras rurais de Alagoas.

 



Segundo a coordenadora do Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Diana Aleixo, a mobilização fortalece o empoderamento feminino no campo, à medida em que abre espaço para que as mulheres apresentem suas pautas ao poder público e às instituições de luta pela terra.

 

No Iteral, uma comissão de líderes da iniciativa foi recebida pelo diretor-presidente da autarquia, Jaime Silva. Durante o encontro, o grupo apresentou reivindicações listadas em uma pauta coletiva.

 



“O Governo do Estado vem atuando, por meio do Instituto de Terras, para concluir o processo de transferência de áreas destinadas à reforma agrária. Além disso, estamos trazendo o Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para a mesa de diálogo criada com o objetivo de solucionar conflitos históricos – casos das terras das Usinas Laginha, em União dos Palmares, e Guaxuma, em Coruripe”, afirma Jaime Silva.

 

Em fevereiro, Jaime Silva se reuniu com o ministro Paulo Teixeira, durante agenda do governador Paulo Dantas em Brasília. Na próxima semana, o titular da autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) retorna à capital federal, onde participa de reuniões na sede nacional do Incra e no MDA.