25/04/2023 12:09 | Transporte

Motociclistas são público-alvo de nova campanha de conscientização do Detran

Iniciativa visa reduzir o alto número de acidentes com moto registrados no Estado


As ações estão ligadas ao Programa Correria e começaram nesta segunda-feira (24), em Maceió

Leandro Santos


Kelly Cordeiro

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) deu início nesta segunda-feira (24), em Maceió, a uma campanha de educação voltada para motociclistas, com o objetivo de conscientizá-lo sobre a importância de adotar atitudes responsáveis no trânsito.


Equipes do órgão estão em pontos estratégicos na capital abordando motociclistas com realização de quiz, distribuição de brindes e de material educativo desenvolvidos a partir do tema “Quem é Correria, anda certo”, uma referência ao programa Correria, ao qual a ação é vinculada.


As primeiras abordagens aconteceram na Avenida Fernandes Lima, uma das mais movimentadas da capital alagoana. Estão programadas ainda ações educativas contínuas nos municípios de Marechal Deodoro e Arapiraca, sempre com o apoio de parceiros como as superintendências municipais de Transportes e Trânsito, Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).




A ideia é sensibilizar e reforçar a importância de manter a habilitação e a revisão da moto em dia, além de andar sempre com capacete, com a viseira abaixada e a cinta jugular fechada. Para enfatizar ainda mais esses cuidados, também já estão sendo veiculadas propagandas na TV e no rádio.


Nos primeiros meses de 2023, Alagoas já registrou cerca de 3 mil atendimentos a vítimas de acidentes com motocicletas nos dois principais hospitais de emergência do Estado. Somente na Emergência do Agreste foram atendidos 2.408 casos até agora. Os dados assustam e chamam a atenção para a necessidade de conscientizar esses condutores para a adoção de atitudes responsáveis no trânsito.


Segundo a superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores, Sonaly Bastos, as estatísticas comprovam que os motociclistas são as maiores vítimas de acidentes de trânsito no Estado, e esse público precisa ser orientado. “A moto já é mais econômica e acessível à maior parte da população e, aliado a isso, tivemos o benefício do programa Correria, que tornou o veículo ainda mais atrativo. Portanto vimos a necessidade de explicar que, além das vantagens, é preciso se preocupar também com a segurança e a condução responsável desse veículo para preservação de vidas”.


Correria


O Correria é uma iniciativa do Governo de Alagoas lançada em janeiro deste ano. Desde então, o programa já beneficiou mais de 260 mil motociclistas com isenção de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) para motos de fabricação nacional de até 175 cilindradas, e o perdão de dívidas referentes ao imposto de até cinco anos.