Mobilização: Mais de 100 mil estudantes devem fazer a Prova SAEB em Alagoas
Avaliação envolve alunos das séries finais do ensino fundamental e médio serve para medir o nível da educação básica em todo o país
Simulado SAEB em escola da rede estadual de ensino
Thiago Ataíde/Ascom Seduc
Manuella Nobre/Ascom Seduc
É chegada a hora. Até o dia 11 de novembro, mais de oito milhões de estudantes brasileiros participarão das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2023, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e principal avaliação em larga escala da Educação Básica brasileira. Em Alagoas, 108.313 estudantes de escolas públicas devem se submeter à prova.
Do total de jovens alagoanos a serem avaliados, 79.387 são dos 5º e 9º anos do ensino fundamental, compreendendo a rede estadual e as municipais – que concentram mais de 80% dos estudantes. Os demais (28.926) são alunos das 3ª e 4ª séries do ensino médio, sendo 90% deles alunos da rede estadual de ensino, e 10% da rede federal.
Para os 108.313 estudantes alagoanos, as provas ocorrem em um período mais curto, ou seja, até 03 de novembro. Além dos testes em língua portuguesa, matemática, ciências humanas e da natureza, serão aplicados questionários com alunos, professores, diretores escolares e gestores municipais de educação.
Meta
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca a importância da Prova SAEB. Este ano, a meta é deixar o estado de Alagoas posicionado entre as 10 unidades da federação com os melhores índices.
“Contamos com a participação e o empenho de cada professor e estudante. Vamos mostrar ao país que Alagoas garante uma educação de qualidade porque desenvolve uma série de ações cujo principal objetivo é a permanente melhoria da aprendizagem”, afirma a secretária, destacando iniciativas como a Caravana Avança IDEB, por meio da qual a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mobilizou toda a comunidade escolar.
A caravana, que também reuniu articuladores de ensino,
coordenadores pedagógicos, entre outros profissionais, foi marcada pela
aplicação de simulados que seguem o modelo da avaliação nacional, abordando as
competências de cada área do conhecimento (matemática e língua portuguesa).
Outro ponto chave foram as avaliações diagnósticas, que, em síntese, medem se o
aluno de fato aprendeu aquilo que lhe foi ensinado.
SAEB
Realizado desde 1990, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais, permitindo que os diversos níveis governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no país.
O SAEB, portanto, reflete os níveis de aprendizagem
demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses graus estão descritos
e organizados, de modo crescente, em Escalas de Proficiência de Língua
Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas.
Os resultados de aprendizagem dos estudantes, apurados no SAEB, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o cálculo que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
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