21/04/2023 08:06 | Tecnologia e InovaçãoServiçosEducação

Missão Uruguai: Governo de Alagoas conhece política de um computador por aluno

Paulo Dantas e secretariado tiveram acesso ao modelo da experiência uruguaia de educação pela tecnologia


No país todos os 600 mil alunos das escolas públicas têm direito aos computadores pessoais


Wendel Palhares e Carlos Victor Costa – Agência Alagoas

Em Missão Oficial no Uruguai para uma série de reuniões em busca de ações inovadoras para as áreas da educação, tecnologia e inovação de Alagoas, o governador Paulo Dantas visitou nesta quinta-feira (20), o Centro de Inovação Educacional com Tecnologias Digitais do Estado Uruguaio (Ceibal).  No país, todos os 600 mil alunos das escolas públicas têm direito aos computadores. Uma política de educação que é única no mundo. Além disso, mais de 90% dos alunos têm internet banda larga em casa.

Com o Plano Ceibal, a política de tecnologia nas escolas já dura 15 anos e por conta disso o Uruguai tornou-se o primeiro país do mundo a fornecer computadores portáteis a todas as crianças e professores das escolas primárias e secundárias do setor público. O acesso à tecnologia e ao conhecimento tornou-se universal e o fosso digital foi significativamente reduzido, diminuindo consideravelmente essa distância entre as famílias mais pobres e mais ricas, de 35% para 8% em 10 anos. 



A Ceibal é uma empresa pública de direito privado, que hoje está na estrutura do Ministério da Educação, mas tem autonomia. Ela é responsável na aquisição de computadores, de softwares de educação, na formação dos professores e no desenvolvimento de políticas educacionais. Na pandemia, as aulas presenciais foram suspensas numa sexta-feira e já estavam disponíveis on-line na segunda-feira. A iniciativa virtual permitiu aos estudantes das instituições públicas uruguaias manterem-se em contato com os seus professores e acessarem as plataformas de matemática e inglês, entre outras.


PROFESSOR MENTOR

Durante a visita, Paulo apresentou os avanços já conquistados por Alagoas no atendimento digital ao cidadão. Na oportunidade, o governador destacou a importância do Professor Mentor, considerado o maior programa de acolhimento da educação no Brasil. Nele, o professor é o responsável pelo projeto de vida do aluno, estabelecendo eixos de recomposição de aprendizagem e trabalhando em horários diferentes. 


“Esse programa gratifica o professor com R$ 1,5 mil todos os meses e teve uma ótima adesão. Obviamente que tudo isso tem custo, mas queremos utilizar esses programas dentro de uma metodologia que traga mais eficiência e melhore a qualidade de ensino; que traga inovação e tecnologia, que modernize o sistema”, afirmou. “Nós temos também um aporte que a gente doa R$ 5 mil para os professores para que eles possam comprar computador e ter um pacote de internet por ano. O professor solicita a adesão ao programa e o Estado deposita na conta do professor. O Ceibal começou de uma forma e evoluiu e também há a possibilidade de a gente evoluir os nossos programas”, pontuou.


“Queremos garantir que a internet de qualidade chegue a todos os estudantes e professores de Alagoas, com atenção especial para comunidades indígenas, quilombolas e povoados rurais. Esta é uma das ferramentas para melhorar o acesso à educação de qualidade, reduzir sensivelmente o analfabetismo e educar na idade certa”, acrescentou o governador. 


Paulo apontou para conversar com as operadoras de telefonia para que elas não cobrem o plano de internet a estudantes do ensino público. “Como tarifar um estudante que precisa estudar e se formar? Não é justo! Precisamos debater esse assunto.” Paulo afirmou ainda que com a parceria com o BID, e também aprendendo com a experiência do Ceibal, o Governo de Alagoas seguirá empenhado em buscar as melhores práticas para o ensino da matemática, das línguas estrangeiras, da robótica e a educação computacional, por exemplo.