15/03/2024 17:32 | Saúde

Ministério da Saúde e Sesau abrem inscrições para Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde

Evento é voltado para gestores municipais ou coordenadores de Atenção Primária e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) dos 102 municípios de Alagoas

Oficina vai capacitar sobre como os municípios devem disponibilizar as informações sobre os procedimentos e produções realizadas nas unidades de saúde

Carla Cleto - Ascom Sesau

Daniel Tavares - Ascom Sesau

O Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estão com inscrições abertas, até terça-feira (19), para a Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e Plataformas SUS Digital. O evento vai ser realizado na próxima quarta-feira (20), e busca levar capacitação sobre o novo sistema do Governo Federal, que vai reunir todas as informações repassadas pelos municípios do Brasil sobre procedimentos e produções realizadas, visando à transformação digital da saúde no país.

De acordo com a gerente de Atenção Primária da Sesau, Karine Omena, a oficina é voltada para gestores municipais ou coordenadores de Atenção Primária e profissionais da área de Tecnologia da Informação (TI) dos 102 municípios de Alagoas. Além disso, o evento vai abordar sobre a integração, engajamento e o valor do uso da RNDS e das Plataformas SUS Digital, importantes para reunir os dados coletados dos serviços prestados à população pelos municípios.

“Será um momento de atualização para os profissionais e também de orientações sobre o que é a RNDS, para onde vão as informações e como é o funcionamento do sistema. Escolhemos um município para que a integração dos sistemas possa ser mostrada na prática para os participantes. Além disso, vamos ter um exemplo de como essa novidade já está em execução em outro município”, explicou Karine Omena.

O evento está previsto para começar às 8h30 e ir até às 17h30 do dia 20/03. O local da oficina será no Auditório 1 (Bloco C), do Centro Universitário de Maceió (UNIMA|AFYA), localizado na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 5017, no bairro de Cruz das Almas, em Maceió. As inscrições podem ser realizadas até a próxima terça-feira, 19 de março, através deste link: https://forms.gle/54aJd4oH62sLPa6b7.

A oficina vai ser realizada por meio de uma parceria entre a Coordenação-Geral de Informação e Informática em Saúde (CGIIS/DATASUS/SEIDIGI/MS), a Superintendência de Atenção Primária e Ações Estratégicas (SUAPAE/SESAU), o Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS/MS).

SERVIÇO:

Evento: Oficina Técnica de Expansão da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) e Plataformas SUS Digital no Estado de Alagoas

Público Alvo: Gestores municipais, TI e profissionais de saúde

Data: 20/03/2024

Local: Centro Universitário de Maceió (UNIMA|AFYA), na Av. Comendador Gustavo Paiva, nº 5017, Cruz das Almas, em Maceió

Horário: 8h30 às 17h30