31/01/2024 14:39 | Segurança

Ministério da Justiça realiza operação para combater comunicação ilícita nos presídios do país

Alagoas também é alvo da fiscalização dos policiais penais federais e estaduais


Mute acontece simultaneamente em 27 unidades federativas

Ascom Seris


Ascom Senappen / Seris

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, iniciou a terceira fase da Operação Mute, que acontece de forma simultânea em todo país. O objetivo central da operação é identificar e retirar celulares localizados em unidades prisionais, combatendo assim a comunicação ilícita do crime organizado e reduzindo os índices de violência em nível nacional.


Estão atuando na Mute policiais penais federais e estaduais, em mais de 100 unidades prisionais do Brasil. A operação também está sendo realizada em Alagoas. No estado, policiais penais federais e estaduais fazem um trabalho diário para garantir a segurança de toda a sociedade e combater o crime organizado.


Durante a Operação Mute, a comunicação é cortada com uso de uma  tecnologia que embaralha o sinal e, em seguida, os policiais penais realizam revistas nos módulos e nas celas. Os aparelhos celulares são o principal meio para a propagação do crime organizado e, consequentemente, dos delitos que colocam a segurança da população em risco. Essa operação nacional é a maior realizada pela Senappen no âmbito do combate ao crime organizado. Isso ocorre pelo número de estados participantes, quantidade de policiais penais federais e estaduais envolvidos e o número de unidades prisionais estaduais revistadas.  


Segundo a Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen), os bons resultados que a segurança pública do Brasil vem colhendo são fruto de um trabalho diário, que ocorre não só com a ação desta quarta, mas durante os outros dias do ano. É por isso que, em algumas unidades prisionais vistoriadas, não há caso de incidência de aparelhos telefônicos. Atualmente, em oito estados não há registro desse tipo de ocorrência.


Para o secretário de Ressocialização e Inclusão Social de Alagoas, Diogo Teixeira, a ação une esforços por todo o país e vem reforçar ainda mais o trabalho em andamento no estado. “Estamos fazendo parte de uma operação nacional de combate ao crime organizado. É nosso dever e missão atuar em conjunto com os órgãos federais para garantir a segurança de todo país e, no nosso caso, da sociedade de Alagoas. E isso é feito não só com essa ação, mas com o trabalho diário dos policiais penais”, pontua o secretário estadual.

 

Segunda Fase


A segunda fase da Operação Mute aconteceu no período de 11 a 15 de dezembro de 2023. Nessa fase, foram apreendidos 1294 aparelhos celulares utilizados para a comunicação ilícita no interior dos presídios brasileiros. Além dos aparelhos, duas armas de fogo também foram apreendidas. Semelhante à Fase 1, algumas unidades demonstraram possuir uma rotina de controle efetiva com revistas frequentes e tiveram registro de zero celulares no interior das unidades prisionais.


Números da Fase 2


Presos movimentados: 75.672

Policiais penais envolvidos: 4.894

Celas revistadas: 5.885