03/09/2021 13:37 | InfraestruturaDesenvolvimento Econômico

Minha Cidade Linda investe R$ 7,3 milhões em 4 municípios do Sertão de AL

No total, serão pavimentadas 101 ruas, que totalizam 8,6 km lineares; serviços vão beneficiar, diretamente, mais de 27 mil habitantes

Felipe Brasil

Severino Carvalho e Lívia Holanda

O governador Renan Filho e o secretário de Estado do Transporte e do Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, autorizaram, na manhã desta sexta-feira (03), o início das obras do programa Minha Cidade Linda em Monteirópolis, Jacaré dos Homens, Belo Monte e Olho D’Água do Casado, no Sertão alagoano. Nos quatro municípios, serão investidos mais de R$ 7,3 milhões para a pavimentação, em paralelepípedos, de 101 ruas, que totalizam 8,6 km lineares. Os serviços vão beneficiar, diretamente, mais de 27 mil habitantes.

“São 55 cidades com ordens de serviço já autorizadas e, nos próximos dias, vamos dá as outras 35 para chegarmos a 90 cidades atendidas em Alagoas pelo programa e garantir um investimento de cerca de R$ 400 milhões em pavimentação, o que é muito significativo, especialmente num momento como esse de crise sanitária e econômica que vive o Brasil. Enquanto o país está com muita dificuldade financeira, Alagoas se agiganta para fazer investimentos em todas as cidades”, declarou Renan Filho.

A solenidade foi realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e reuniu os prefeitos de Monteirópolis, Mailson de Mendonça; de Jacaré dos Homens, Floriano Melo; de Belo Monte, Dalmo Augusto de Almeida Júnior, o “Dalminho”; e de Olho D’Água do Casado, José dos Santos, o "Zé da Emater".

O secretário Mosart Amaral informou aos prefeitos que as obras começam já na próxima segunda-feira (06). “Acredito que, até o começo do próximo ano, estaremos entregando essas obras”, disse.

Belo Monte será contemplada com um investimento de R$ 793 mil do Governo do Estado, que serão empregados no calçamento de sete ruas, totalizando 820 metros lineares. As casas localizadas nessas vias também terão suas fachadas pintadas. Além disso, a cidade vai ganhar um kit de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre – parque infantil e academia de ginástica - e as praças serão revitalizadas, beneficiando diretamente seus mais de 6 mil moradores.

“Recentemente, tivemos a estrada de acesso ao nosso município completamente implantada em asfalto pelo Governo do Estado, uma obra que a gente vinha lutando há 20 anos. Essa ligação asfáltica potencializa demais a região, porque Belo Monte fica à margem do Rio São Francisco, então a gente consegue aumentar a geração de emprego e renda através do turismo. E o Minha Cidade Linda vem para completar tudo isso. Vamos ter todas as nossas ruas calçadas, trazendo, cada vez  mais, dignidade e segurança às pessoas. A cidade fica, de fato, cada vez mais linda e mais organizada”, avaliou o prefeito.

Olho D’Água do Casado vai receber um investimento de R$ 1,9 milhão do tesouro estadual, recursos que serão destinados ao calçamento de 18 ruas, o equivalente a 2,6 quilômetros lineares. As casas localizadas nessas vias terão suas fachadas pintadas e a cidade vai ganhar um kit de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre – parque infantil e academia de ginástica. As praças também serão revitalizadas, beneficiando diretamente os mais de 9 mil moradores da cidade.

Já Monteirópolis vai receber um investimento de R$ 3,7 milhões. Os recursos serão empregados no calçamento de 25 ruas, totalizando 4,2 quilômetros lineares. Como nas demais cidades, as casas localizadas nesse trajeto terão suas fachadas pintadas. A cidade também vai ganhar um kit de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre – parque infantil e academia de ginástica - e as praças serão revitalizadas, beneficiando diretamente seus mais de 7 mil moradores.

“As obras vão se concentrar mais na parte periférica. Tenho a certeza absoluta que, com esses recursos, Monteirópolis vai ficar 100% pavimentada”, informou o prefeito.

Por fim, Jacaré dos Homens terá à disposição R$ 990 mil, por meio do programa Minha Cidade Linda. Os recursos serão destinados ao calçamento de 51 ruas, o equivalente a um quilômetro linear. As casas localizadas ao longo dessas vias terão suas fachadas pintadas. A cidade vai ganhar, ainda, um kit de equipamentos de esporte e lazer ao ar livre – parque infantil e academia de ginástica. As praças também serão revitalizadas. Os serviços vão beneficiar, diretamente, os mais de 5 mil moradores da cidade.

“O Minha Cidade Linda é um programa que gera empregos, que fortalece a cadeia produtiva da construção civil e que melhora a vida dos cidadãos. As obras estão bem feitas, acima do padrão observado em Alagoas, com meio-fio em concreto e calçadas bem projetadas que melhoram, e muito, a mobilidade nas cidades”, concluiu Renan Filho