09/06/2022 14:17 | Desenvolvimento Econômico

Mineração Vale Verde qualifica fornecedores no Agreste de Alagoas

Com mais de R$ 1 bilhão em investimento, MVV é a primeira mineradora do estado e o maior negócio privado dos últimos dez anos

Mineração vai qualificar 50 fornecedores de produtos e serviços do Agreste alagoano

Isabella Padilha/ Sedetur

A Mineração Vale Verde (MVV), empresa incentivada pelo Governo de Alagoas por meio do Programa do Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), vai qualificar 50 fornecedores de produtos e serviços do Agreste alagoano. O objetivo é, por meio do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da MVV, capacitar empresas de diversas áreas que tenham potencial de atender a Mineração Vale Verde ou que já sejam suas fornecedoras, promovendo atividades de investimento social.

As inscrições para o programa já estão abertas e empresas de 47 segmentos podem participar. As empresas de segmentos como Consultoria Ambiental, Materiais para Ferramentaria em geral, Óleos e Lubrificantes em geral, Serviços Gráficos, Agência de Publicidade, Materiais Elétricos, Equipamentos de Informática, Ferramentas em geral, Material de Fixação, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre outros, que tiverem interesse em participar do programa, podem enviar um e-mail para a unidade do IEL em Arapiraca (ielarapiraca@ielal.com.br) ou entrar em contato pelo telefone 3522-8305. Qualquer empresa com interesse em fornecer para a MVV pode realizar um pré-cadastro na plataforma Equipo: https://www.sistemas-equipo.com.br.

O programa terá duas etapas. A primeira consiste no mapeamento dos fornecedores com Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em pelo menos um dos segmentos listados e na identificação do nível de maturidade em gestão e capacidade de fornecimento. Na segunda etapa, as empresas selecionadas receberão uma consultoria para identificar pontos de melhoria e a qualificação nos critérios de fornecimento da MVV.

“A Mineradora Vale Verde é uma das grandes empresas que aportaram no nosso Estado e estão transformando a economia da região. Agora, com essa proposta de capacitação para outras empresas, a MVV vem para desenvolver os fornecedores locais e fortalecer a sua presença em Alagoas”, destaca a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino.

MVV

Com mais de R$ 1 bilhão investido desde o início da sua implantação em 2018, a unidade de beneficiamento de minério de cobre da MVV é a primeira mineradora do estado e o maior investimento privado dos últimos dez anos.

Incentivada pelo Governo de Alagoas, por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin), a Mineração Vale Verde iniciou suas operações no segundo semestre de 2021, após a realização de testes eletromecânicos. A empresa, que atua no beneficiamento e produção de concentrado de cobre, gera cerca de 600 empregos diretos e 1.800 indiretos na região.

A MVV deu início ao transporte de minérios através do Porto de Maceió em setembro deste ano. A previsão da empresa é de que, a cada dois meses, os navios venham buscar o concentrado de cobre craibense em Alagoas. O minério da Mina Serrote servirá de insumo para a nova revolução energética, contribuindo para a descarbonização do planeta, movimentando a economia do estado e colocando Alagoas como estado preocupado com a sustentabilidade.

Desenvolvimento

Com mais de 2 mil empregos, entre efetivos e terceirizados, gerados no pico da fase de implantação, a Vale Verde tem movimentado a economia da região Agreste, oferecendo oportunidades de capacitação com programas de qualificação profissional, desenvolvimento de fornecedores locais, empreendedorismo feminino, entre outros, totalizando mais de 550 vagas para cursos em diversas áreas.

Com reservas públicas de 52 milhões de toneladas de cobre sulfetado, a vida útil da mina do Projeto Serrote, em Craíbas, está estimada em 14 anos.