27/02/2023 15:27 | Segurança

Militar do Cisp de Coruripe salva bebê de dois meses que engasgou com leite materno

Policial usou manobra de Heimlich e conseguiu ajudar a criança a voltar a respirar

Mãe de Evelyn Sofia agradeceu ao militar e também pelo atendimento que recebeu no Centro Integrado

Ascom SSP

Roberison Xavier / Ascom SSP

Um policial militar que atua no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), localizado às margens da rodovia AL-101 Sul, em Coruripe, salvou um bebê de dois meses que acabou engasgando com o leite materno. O salvamento foi registrado na tarde desse domingo (26), após a mãe da criança procurar a unidade policial para registrar um Boletim de Ocorrência.

Depois que os procedimentos foram tomados quanto à situação informada pela mãe, o soldado Eden Bonfim percebeu que algo estranho estava acontecendo com a recém-nascida, que estava sendo amamentada. Em seguida, a criança começou a tossir, pois tinha engasgado e por alguns segundos passou a não respirar, fato bastante preocupante, deixando os presentes nervosos e apreensivos.

Diante da situação, o militar prontamente agiu e fez a manobra de Heimlich para desengasgar o bebê. A técnica de primeiros socorros é usada em casos de emergência por asfixia, causada pela obstrução das vias aéreas. Rapidamente, ele conseguiu fazer com que a pequena voltasse a respirar.

Para o soldado, um alívio que só traz felicidades. “Graças a Deus a gente teve tempo de realizar a manobra e ter êxito. Vê a pequena brincando e sorrindo deixa-nos muito felizes”, afirmou ele com o sentimento de dever cumprido após a menina aos braços da mãe.

A mãe de Evelyn Sofia agradeceu ao militar e também pelo atendimento que recebeu no Centro Integrado. “Eu só tenho a agradecer, primeiramente a Deus e também ao policial. Que ele continue sendo esse homem forte e guerreiro. Agradeço a todos que me acolheram aqui no Cisp com amor e bondade”, disse Maísa Félix.

O comandante do 11º Batalhão da PM, tenente-coronel Wagner Coutinho, parabenizou o militar e ressaltou que a unidade, responsável pelo policiamento na região do Litoral Sul e do Baixo São Francisco, também tem investido em instruções que possam auxiliar na melhor prestação do serviço à população como ocorreu em Coruripe.

“Graças a parcerias com o Corpo de Bombeiros Militar e com a Marinha do Brasil sempre temos tido esse zelo de instruir nossos militares para atuarem da melhor forma possível. Inclusive, recentemente tivemos aqui em nossa unidade instruções sobre o atendimento pré-hospitalar. O exemplo que tivemos no Cisp de Coruripe reforça a importância dessas qualificações e engrandece o nome da Briosa Polícia Militar. Somos muito gratos à ação enérgica do soldado, que salvou uma vida“, declarou o oficial superior relembrando as orientações feitas durante o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público, coordenado pela Capitania dos Portos de Alagoas, e contou com a participação de integrantes do 11º BPM.