02/06/2022 16:40 | Gestão e Finanças

Melhoria no atendimento é a pauta prioritária para Sefaz, OAB e CRC

Durante reunião, nesta quinta-feira (2), servidores da Sefaz sanaram as dúvidas dos representantes da Ordem e do Conselho para melhor atender os contribuintes alagoanos

O encontro aconteceu no auditório da Escola Fazendária, em Jacarecica

Karyne Gomes

O Assessor Especial de Ética e Compliance, Rodrigo Bittencourt, e a líder do Programa Contribuinte Arretado, Elka Gonçalves, da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-AL) estiveram presentes, nesta quinta-feira (2), com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL) e com o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) para tratar de assuntos ligados à melhorias no atendimento.

Na oportunidade, também foram discutidas soluções para facilitar o acesso e agilizar o cumprimento das decisões perante a Sefaz-AL. O encontro aconteceu no auditório da Escola Fazendária, em Jacarecica.

“Foi um encontro com os membros dos conselhos de contabilidade e dos advogados para explicar o que vem acontecendo nos atendimentos presenciais da Secretaria da Fazenda, entre os profissionais e os servidores fazendários. A ideia é criar soluções para melhorar ainda mais os atendimentos no órgão. Caso o servidor se encontre em uma situação desconfortável, deverá reportar a situação ao Compliance para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, pontuou o assessor Bittencourt.

A líder do Contribuinte Arretado, Elka Gonçalves, destacou que o programa tem o objetivo de fortalecer e estreitar a relação fisco-contribuinte com base em bons princípios.

“A reunião foi bastante proveitosa, pois ouvimos os representantes que são frutos da parceria do Contribuinte Arretado para que assim possamos, em conjunto, construir soluções que aperfeiçoam as boas práticas de ética e moral. O Programa continua essa prática desenvolvendo e oferecendo serviços de qualidade aos contribuintes”, comentou a líder.

O Membro da Comissão de Estudos Tributários da OAB/AL, Luiz Gustavo, sugeriu estratégias para o aprimoramento no atendimento. “Podemos pensar no fluxo direto, por exemplo, como reunir essas reclamações internas dos servidores em um setor específico da Sefaz-AL. Caso algum servidor seja destratado por um advogado, seria encaminhado para o setor responsável da OAB. A ideia é executar um canal de comunicação direto com o Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/AL. Me comprometo, junto à OAB, a pensar na representação ética-disciplinar, para que seja de forma menos burocrática possível”, diz Gustavo.

Já o conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC-AL) e presidente da Associação dos Contabilistas de Alagoas (Ascontal), Jordão Vieira, ressaltou que essa ação é de suma importância para toda a classe contábil.

“Hoje, durante a reunião, fomentamos a humanização, transparência e melhorias no relacionamento entre a Secretaria da Fazenda e o CRC-AL, bem como agilidade e aperfeiçoamento dos sistemas processuais e administrativos, pela interação e colaboração com sugestões proativas elaboradas pela classe contábil”, frisou Vieira.