16/02/2023 12:42 | Segurança

INVESTIGATIVA E OSTENSIVA

Megaoperação da SSP desarticula organizações criminosas envolvidas em tráfico e homicídios

Ao todo, foram cumpridos 64 mandados, entre prisão e busca e apreensão; 22 pessoas foram presas

Em Palmeira dos Índios, a operação denominada Milan cumpriu quatro mandados de busca e apreensão

Vanessa Siqueira / Ascom SSP

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas (SSP) deflagrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (16) uma megaoperação com objetivo de coibir organizações criminosas que atuavam no tráfico de drogas e também para cumprir mandados de prisão contra envolvidos em homicídios e outros crimes. Ao todo, foram cumpridos 64 mandados, entre prisão e busca e apreensão.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva, o conjunto de ações realizadas hoje visa coibir várias modalidades criminosas e desarticular organizações ligadas ao tráfico de drogas e homicídios. “As Polícias Civil e Militar estão empenhadas em garantir segurança da população alagoana e a prova disso são essas operações deflagradas hoje. São várias investigações que comprovam a atuação desses grupos criminosos no estado. Essa operação deixa claro que em Alagoas o crime não terá espaço”, afirmou.

Em Anadia e Boca da Mata, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 18 de busca e apreensão durante a Operação Brejinho. Ao todo, 14 pessoas foram presas, sendo 11 em Anadia e três em Boca da Mata por envolvimento com o tráfico de drogas na região.

Em União dos Palmares, a operação foi batizada de Quilombo de União e cumpriu 11 mandados de busca e apreensão contra alvos ligados ao tráfico de drogas. As investigações apontavam que o grupo criminoso era responsável pelo tráfico de drogas na cidade. Quatro pessoas foram presas com armas e drogas.

No município de Joaquim Gomes, a operação foi batizada de Nascente e cumpriu cinco mandados de busca e apreensão contra alvos ligados ao tráfico de drogas. As investigações apontavam que o grupo criminoso também atuava no tráfico de drogas na cidade.

Já em Palmeira dos Índios a operação denominada Milan cumpriu quatro mandados de busca e apreensão. O foco também foi combater uma organização criminosa que vinha atuando no tráfico de drogas na cidade.

Em Maceió, no bairro do Benedito Bentes, a Operação Neutrox cumpriu seis mandados de busca e apreensão. As investigações comprovaram a participação ativa da organização criminosa alvo da ação no tráfico de drogas em vários pontos do bairro.

Homicídios e outros crimes

Além das 18 prisões efetuadas em Anadia, Boca da Mata e União dos Palmares, foram cumpridos mais quatro mandados de prisão, sendo um por estupro, no bairro de Guaxuma, em Maceió, e três por homicídio, nos municípios de Marechal Deodoro, Viçosa e Igaci.

Todos os presos após o cumprimento dos mandados de prisão serão encaminhados ao sistema prisional do Estado onde permanecerão à disposição da Justiça.

Efetivo participante

Mais de 190 policiais civis e militares participaram do cumprimento dos mandados realizados hoje no estado. A Polícia Militar empregou militares da 1ª, 2ª e 3ª Companhias Independentes, do 2º, 3º, 5º e 10º Batalhões, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Batalhão de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Rotam.

A Polícia Civil disponibilizou policiais da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), do Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais (Tigre), da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), da 5ª Delegacia Regional (DRP) de Palmeira dos Índios, 6ª DRP de São Miguel dos Campos, 7ª DRP de Penedo e da 9ª DRP de Viçosa.

O Grupamento Aéreo também participou, dando suporte às equipes policiais que estavam em solo.