08/03/2023 19:14 | Saúde

ASSISTÊNCIA EM SAÚDE

Médicos alagoanos são capacitados para atendimento a pacientes com tuberculose

Treinamento ocorreu nesta quarta-feira (8), no Sindicato dos Médicos, em Maceió


Alda Rodrigues, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose destacou a importância de capacitar os médicos

Olival Santos / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma capacitação para atendimento a pacientes adultos e infantis acometidos pela tuberculose. O evento aconteceu na sede do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Simed/AL), no bairro Trapiche, em Maceió, e reuniu 84 profissionais da Medicina, que atuam em 70 municípios alagoanos.


Os participantes assistiram a apresentações de profissionais renomados da área de diagnóstico e tratamento da tuberculose em Alagoas. Além da pneumologista Fátima Alécio e da pneumologista e pediatra Ana Claudia Bastos, também foram facilitadores da capacitação, o médico Melck Belo, que atua no Programa Estadual de Controle da Tuberculose, e a biomédica Telma Amorim, que trabalha no Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), no Setor de Microbiologia da Tuberculose.


Para a enfermeira Alda Rodrigues, coordenadora do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, o diagnóstico precoce da doença é importante, mas, o manejo clínico dos pacientes é fundamental. “Por isso a relevância de capacitarmos os médicos que atuam na Atenção Básica dos municípios, que são os primeiros a receberem estes pacientes”, salientou, ao destacar que a tuberculose é diagnosticada por meio do exame de baciloscopia direta, prescrito pelo médico.


Alda Rodrigues destacou que a tuberculose é causada por uma bactéria e pode ser transmitida de pessoa para pessoa. “Basta apenas que se tenha contato com as gotículas da tosse de uma pessoa, bem como, do espirro e da fala. Por isso, a pessoa acometida pela tuberculose deve iniciar o tratamento o quanto antes, para frear a cadeia de transmissão da doença”, pontuou.