11/02/2023 21:26 | Saúde

ORIENTAÇÃO

Médico do HGE, especialista em traumas, alerta sobre prevenção de acidentes no Carnaval

Unidade hospitalar registrou mais de 5 mil atendimentos a vítimas do trânsito em 2022


HGE é referência na assistência a pacientes que sofreram acidentes de trânsito

Carla Cleto


Neide Brandão / Ascom HGE

Durante o período carnavalesco o fluxo do trânsito aumenta. Para alertar os foliões, Álvaro Bulhões, médico cirurgião geral do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, especialista em trauma na maior emergência alagoana, fala sobre os riscos de acidentes e a prevenção  nessa época do ano. 


O alerta sugere alguns cuidados essenciais, como a má combinação de bebidas alcoólicas e direção, que é fatal, e a atenção ao dirigir, respeitando as normas de trânsito, apontou o médico.


Álvaro Bulhões ressaltou que o uso de equipamentos de proteção, como o cinto de segurança nos automóveis, e o capacete, nas motocicletas, minimiza traumas graves e com sequelas irreversíveis em caso de acidentes. 


"Respeitar a legislação é um passo enorme na prevenção de acidentes no trânsito.  Algumas pessoas tentam driblar isso e se envolvem em acidentes inesperados".


De acordo com o  especialista , trafegar no limite da velocidade e não misturar bebida e direção  são importantes dicas que ajudam a evitar a maioria dos acidentes.


Para se ter uma ideia da dimensão  da responsabilidade individual no trânsito,  em 2021, o HGE totalizou 6.115 atendimentos relacionados ao trânsito. Só em fevereiro, mês do Carnaval na época, a unidade recebeu 364 vítimas de acidentes. Foram 147 colisões e 126 acidentes de moto, maioria dos atendimentos. Além de  41 atropelamentos, 38 acidentes de bicicletas e 12 capotamentos. 


Em 2022, os números gerais diminuíram, o hospital prestou assistência a 5.398 pessoas. Entretanto, em fevereiro, 438 foram vítimas do trânsito. A unidade hospitalar atendeu a 179 pessoas envolvidas em colisões, 174 acidentes de moto, 47 atropelamentos, 21 acidentes de bicicletas e 17 capotamentos.


"O HGE tem a capacidade de tratar qualquer tipo de lesão de forma emergencial, todavia, a prevenção é a forma de  evitar não só a lesão corporal mas, também, a angústia e sequelas  vividas por acidentados e familiares. Curtir com responsabilidade  é a melhor atitude que se possa ter",  advertiu o  cirurgião Álvaro Bulhões.