11/10/2023 17:25 | Educação

Matemática: Escolas têm até o dia 22 para inscrever projetos em evento da Ufal

Podem participar do MatExpo2023 equipes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada do estado


MatExpo vai divulgar projetos de escolas públicas e privadas

Valdir Rocha / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Escolas públicas e privadas de Alagoas têm até o próximo dia 22 para enviarem projetos para a MatExpo2023, promovida pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), como uma das atividades da MatFest, maior evento de divulgação de matemática do estado.  A mostra de projetos está prevista para acontecer nos dias 13 e 14 de novembro no Instituto de Matemática da Ufal.


Podem participar do evento os estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. As equipes inscritas devem ter até cinco estudantes matriculados e devem contar com um professor orientador, podendo ter ainda um coorientador.


A submissão de projetos é gratuita e deve ser feita pelo professor orientador pelo site https://sites.google.com/view/matfest-2023/matexpo mediante upload do arquivo do projeto em formato PDF.


“A MatExpo é uma das várias atividades da Matfest, que acontece de 13 a 18 de novembro. Teremos uma programação recheada de atividades para quem ama a matemática, o que inclui, dentre outras atrações, a premiação da 20a Olimpíada Alagoana de Matemática, a OAM. Por isso, se você é aluno ou professor, forme sua equipe, submeta seu trabalho. Estamos esperando vocês”, convida a coordenadora da Matfest, Elaine Silva.


A gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Emanuele Kamila Souza, aponta os benefícios de se participar de um evento como a MatExpo.


“A participação na Mostra promove a criatividade, inovação, habilidades de comunicação, colaboração e a construção da confiança dos estudantes. As feiras também incentivam o pensamento crítico, oferecem exposição a uma variedade de tópicos matemáticos, e, em alguns casos, proporcionam oportunidades para interação com profissionais e especialistas em matemática. É uma experiência que vai além da demonstração de conhecimentos, preparando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais futuros”, avalia.