20/03/2023 13:31 | Saúde

Maternidade Escola Santa Mônica comemora 59 anos com reinauguração de ambulatório

Governador Paulo Dantas e reitor Henrique Costa entregam oficialmente a unidade reformada na próxima quinta-feira (23)


Ascom Uncisal


Wedja Santos / Ascom MESM

O aniversário de 59 anos da Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), unidade assistencial vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), será marcado pela entrega da reforma do Ambulatório Professor Mariano Teixeira, na próxima quinta-feira (23). As comemorações vão contar com a presença do governador Paulo Dantas.


A obra de reforma do ambulatório Prof. Mariano Teixeira foi realizada com recursos da Uncisal e da Secretaria de Estado da Saúde, no montante de R$ 600 mil. O serviço ambulatorial é referência em Alagoas para acolhimento e assistência às gestantes de risco, e acompanhamento dos recém-nascidos na maternidade, no primeiro ano de vida. 


Somente em 2022, foram realizados mais de 16 mil procedimentos, entre consultas e exames voltados para esse público. Para o reitor da universidade estadual, Henrique Costa, a entrega do Ambulatório faz parte da série de reformas da Uncisal, que tem por objetivo aliar a qualidade da educação em saúde superior do Estado aos serviços de assistência disponibilizados à população, por meio das unidades da Uncisal, uma vez que são campos de prática para os estudantes. 


“O ambulatório tem uma importância muito grande pelos serviços realizados e merecia uma estrutura com mais conforto para as mulheres e os bebês que são atendidos, além dos profissionais que trabalham no local. Estamos felizes com o resultado dessa reforma, que também faz parte das melhorias que estão sendo realizadas nas unidades. A Maternidade Escola Santa Mônica se prepara para comemorar seus 60 anos em 2024 e ganha um ambulatório totalmente reformado", afirmou o reitor Henrique Costa.


De acordo com a supervisora-geral da Maternidade Escola Santa Mônica, Elisângela Sanches, o serviço disponibilizado no ambulatório compõe a rede estadual de atenção materna-infantil, por se tratar de uma unidade de referência para gestantes e recém-nascidos de alto risco.


“Quando a gestante é identificada como alto risco pela atenção primária e encaminhada em momento oportuno para o pré-natal de alto risco, esse acompanhamento pela equipe multiprofissional especializada do nosso ambulatório reduz os indicadores de morte materna e infantil em Alagoas, conforme os objetivos de desenvolvimento sustentável”, explicou Elisângela Sanches.


Além da assistência especializada às gestantes de alto risco e atendimento ginecológico, também está no ambulatório o Centro de Referência em Triagem Neonatal de Alagoas – Casa do Pezinho, responsável pelo acompanhamento de crianças de todo Estado identificadas com algumas doenças, identificadas no teste do pezinho, como a fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase que são acompanhadas por uma equipe multiprofissional da maternidade. 


A agenda de funcionamento do Ambulatório retorna ao seu endereço, na Travessa escritor Paulino Santiago, 129, Poço, esquina com a Av. Brasil, a partir da quinta-feira, 24 de março, data de aniversário da MESM. 


“Temos orgulho de fazer parte da Maternidade Escola Santa Mônica e estamos muito felizes com essa reforma no aniversário de 59. Esta reforma é mais uma conquista para a educação e saúde do Estado e para todos da maternidade que tem orgulho de ser referência para a saúde materna e infantil. A população alagoana merece”, acrescentou Elisângela Sanches.


História da Santa Mônica

Inaugurada como Casa Maternal Alba Mendes Muniz Falcão, em 24 de março de 1964, a maternidade tinha uma equipe técnica reduzida, formada por dois obstetras e uma parteira responsável pela sala de pré-parto. Após uma pequena adequação na estrutura, em 1970, recebeu um Centro Cirúrgico e passou a ser chamada de Casa Maternal Santa Mônica. 


apacidade foi ampliada para 80 leitos destinados à comunidade usuária do SUS. Neste período, também foram implantados a coordenação de enfermagem, nutrição e serviço social, além da construção do ambulatório e do auditório para o desenvolvimento de atividades educacionais, palestras e reuniões.


O Banco de Leite Humano – BLH, atualmente referência estadual, foi instalado em 1989, e a partir do ano de 1999, a maternidade se tornou referência estadual para gestantes de alto risco, com a Portaria Ministerial MS/SAS nº 89, de 19 de março de 1999, reorganizando e redirecionando uma nova proposta de trabalho para melhor atender à demanda de gestantes e recém-nascidos, com melhorias na estrutura e aumento do número de profissionais.


O prédio da maternidade também passou por reforma entre 2000 e 2001, quando reabriu com uma nova estrutura e ampliação dos serviços. Em 2003, passou a compor a Rede Estadual de Urgência e Emergência, no atendimento hospitalar especializado às urgências obstétricas e neonatais.


Caracterizada como unidade hospitalar especializada em assistência de média e alta complexidade, a maternidade tornou-se unidade complementar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, por meio da Lei nº 6660, de 29 de dezembro de 2005. 


Em outubro de 2013 teve início a reforma de ampliação de espaço para alocar os novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTIN e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional - UCINCo, contratualizados com a Rede Cegonha. 


No dia 18 de dezembro de 2015, com a presença do ministro da Saúde, Marcelo Costa e Castro, governador Renan Filho e autoridades do Estado de Alagoas, a Maternidade foi reinaugurada com a seguinte capacidade: 48 leitos para Gestação de Alto Risco (leitos GAR); cinco (5) leitos de UTI Materna; 26 leitos de UTIN; 26 leitos de UCINCo, quatro leitos de Pré-parto, Parto e Puerpério (PPP), seis leitos no pré-parto, e 10 leitos na Enfermaria Canguru - UCINCa.