12/01/2023 19:17 | InstitucionalDesenvolvimento Humano

Marina Dantas se reúne com integrantes da ONU-Habitat para apresentação do panorama do Vida Nova nas Grotas

Dados socioeconômicos mapeiam população moradora de 100 grotas existentes na capital do Estado


O Vida Nova nas Grotas promove intervenção urbana e social em áreas de assentamentos precário

Lula Castello Branco


Karina Lima Moraes

O panorama do Programa Vida Nova nas Grotas em Alagoas foi debatido, nesta quinta-feira (12), em uma reunião com a primeira-dama e coordenadora-geral, Marina Dantas, e a equipe da Organização das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), do escritório local e nacional. O encontro ocorreu na Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e contou com as presenças da secretária Renata dos Santos, e dos coordenadores da ONU-Habitat, Alain Grimard, Rayne Ferretti e Alex Rosa.


O Vida Nova nas Grotas é um programa do Governo de Alagoas em parceria com a ONU-Habitat, que promove intervenção urbana e social em áreas de assentamentos precários, conhecidos, popularmente, como grotas. Além de um breve histórico do programa, com a descrição de prêmios nacionais e internacionais, a reunião trouxe também os três eixos pelos quais se situam o Vida Nova nas Grotas: Dados e Informações, Estratégias e Soluções e Capacidades e Oportunidades.

“É uma grande satisfação poder coordenar um programa com tamanha significação social. Por meio do panorama apresentado pela equipe da ONU-Habitat, percebemos a grandeza do Vida Nova nas Grotas. Além das mudanças de infraestrutura, a nossa intenção é implementar diferentes serviços, que possam contribuir efetivamente para uma real mudança no dia-a-dia dos moradores dessas áreas urbanas. Nossa equipe, em trabalho conjunto com diferentes pastas do Governo de Alagoas, vem fortalecer as políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável”, explicou Marina Dantas.


Mediante dados do perfil socioeconômico - em critérios como analfabetismo, renda per capita, gravidez na adolescência e jovens “nem-nem” -, os índices de prosperidade das cidades e os produtos resultantes dos três eixos norteadores, as 100 grotas existentes em Maceió são mapeadas e a sua população se torna visível como moradores efetivos da capital do Estado. 


RESULTADOS

O Vida Nova nas Grotas, lançado em 2017, em parceria com a ONU- Habitat é continuidade e aprofundamento do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Das 100 grotas existentes na capital, 40 já estão com obras concluídas e inauguradas, 13, concluídas, 21 em execução e 26 licitadas. Além das 40 obras, dois parques lineares já foram concluídos, inaugurados e entregues à população.