29/05/2023 07:00 | Direitos HumanosCultura

Marcha de combate à LGTQIA+fobia leva uma multidão à orla de Cruz das Almas, em Maceió

Evento contou com a presença da Primeira-Dama Marina Dantas e da secretária Mellina Freitas


Milhares de pessoas marcaram presença no desfile pela orla

Alexandre Teixeira / Ascom Secult


Daniel Borges / Ascom Secult

Neste domingo (28), a cidade de Maceió recebeu a 12ª Marcha de combate à LGTQIA+fobia, uma realização do Grupo Gay de Maceió, com apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. O evento, que ocorreu na orla de Cruz das Almas, reuniu uma multidão engajada na luta pelos direitos e pela inclusão da comunidade LGBTQIA+.


A marcha percorreu a Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes de Brito, reunindo pessoas de diferentes orientações e identidades de gênero em prol da igualdade e da diversidade. A atmosfera de celebração e conscientização tomou conta do local, onde trios elétricos, apresentações musicais e manifestações artísticas foram destaque. A performance de drags queens, das cantoras Ana Lôbo e Jéssica e Banda, dos DJs, e de diversas formas de expressão artística trouxeram energia e alegria ao evento. 


Este ano, a 12ª Marcha de combate à LGTQIA+fobia contou com a presença especial da primeira-dama Marina Dantas, que assumiu o papel de madrinha do evento. Sua participação demonstra o apoio e a importância da luta contra a discriminação e a promoção da diversidade. Também estiveram presentes a Secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, a Secretária-Chefe do Gabinete Civil, Roseane Ferreira Vasconcelos, a Secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Maria José da Silva, e a secretária de Estado Extraordinária da Primeira Infância, Paula Dantas.


 A secretária Mellina Freitas expressou seu apoio ao evento e destacou a importância da cultura como ferramenta para combater a discriminação e promover a diversidade. "A 12ª Marcha de combate à LGTQIA+fobia é um momento de resistência, de mostrar que todos têm o direito de ser respeitados e amados. A cultura desempenha um papel fundamental nessa luta, e estamos comprometidos em fortalecer e apoiar iniciativas que promovam a igualdade e a inclusão.", afirmou.




Messias da Silva Mendonça, presidente do Grupo Gay de Maceió, ressaltou a importância da marcha como um espaço de visibilidade e fortalecimento da comunidade LGBTQIA+. "Estamos aqui para reivindicar nossos direitos, para mostrar que existimos e que merecemos respeito. A marcha é um momento de união, de celebrar nossas conquistas e de lutar por um futuro melhor para todos.", falou.




"Esta marcha é um momento poderoso em que nos unimos para reivindicar nossos direitos e mostrar ao mundo que merecemos igualdade e respeito. Estamos aqui para celebrar nossa diversidade e exigir que a sociedade nos aceite como somos. Juntos, marchamos com orgulho, esperança e determinação, construindo um futuro mais inclusivo para todos.", disse Joana Mendonça, participante da marcha da comunidade LGBTQIA+.