04/09/2023 17:43 | EducaçãoCapacitação

Maratona de Inovação premia equipe de Pibic Jr em competição de projetos para inovar na educação

Com apoio do Governo de Alagoas, evento foi realizado na Uneal, em Palmeira dos Índios

Equipe vencedora, mentores e comissão organizadora da Maratona de Inovação

João Monteiro / Ascom Fapeal

Naísia Xavier / Ascom Fapeal

O Circuito Alagoano de Startups (CAS) realizou entre os dias 1º e 3 deste mês a quarta etapa da Maratona de Inovação. Foram premiadas as quatro melhores soluções inovadoras para a educação, numa competição com 23 projetos. O evento aconteceu no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).

Das 23 equipes que entraram no desafio, 20 chegaram ao Demoday, realizado na tarde do domingo. Foram premiadas as equipes que melhor exploraram a viabilidade de negócios a partir das suas ideias inovadoras.

A grande vencedora foi a proposta “Retalhos da Vida”, uma ponte entre os folguedos de Alagoas e as escolas. Trata-se de um serviço de formação de professores, desenvolvendo as suas competências para ensinar o tema. A ideia surgiu a partir de um projeto do Programa de Iniciação Científica Júnior, executado na Escola Estadual Rocha Cavalcanti, de União dos Palmares.

A equipe foi composta pela orientadora professora Luana Tavares, e por três dos seus 10 bolsistas, José Vinícius Menezes, Layne Alves e Samuel Araújo, todos do primeiro ano.

­­“Um evento de imersão muda completamente os nossos olhares. O meu foco é ensino e pesquisa, e a gente chegou aqui entendendo que tudo o que a gente faz é possível transformar num negócio, e que pode ser possível e rentável fazer com que as nossas experiências alcancem outras pessoas”, explica a professora, que começou o projeto há pouco mais de três meses, a partir do edital da Fapeal.

Também foram premiadas as equipes “Intex”, uma solução tecnológica para ensinar interpretação de texto (2º lugar); “Arte Xukuru-Kariri”, plataforma digital comercialização de artesanato indígena (3º lugar); e “PEGS”, uma plataforma para gestão de crises de ansiedade em escolas (4º lugar). Também foi conferido o troféu “Resiliência” para a equipe “Átones”.

Hérmani Magalhães, Mestre em Economia, docente da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador geral do Circuito Alagoano de Startups – que promove as Maratonas de Inovação –, agradeceu à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) pelo financiamento. “É um momento importante também para o interior do estado, onde a gente vem buscando desenvolver o ambiente para que os municípios também gerem os frutos de inovação”, disse.

Evandro Temperini, um dos mentores convidados pelo CAS, é estrategista em Inovação, Digital e Design. Ele contou que gostaria de ter tido o mesmo tipo de oportunidade quando tinha a idade dos participantes, em sua maioria estudantes universitários das licenciaturas.

“A transformação que isso permite é muito grande. A gente viu aqui soluções focadas em impacto social. Eu espero que esses times saiam daqui, tirem essas ideias do papel e executem. Porque a gente precisa promover esse tipo de coisa, ver essa galera realmente pensando em como tornar isso sustentável como negócio”, comentou Evandro.

Saiba mais

O programa “Mais Ciência, Mais Futuro” é uma iniciativa do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fapeal. Lançado em abril de 2023, prevê investimentos de R$ 200 milhões em CT&I e educação, até 2026.

O edital Pibic Jr. foi um dos primeiros investimentos a partir do aporte inicial de R$ 33 milhões, previsto para 2023, que engloba, também, outras formas de financiamento a projetos científicos, bolsas de pesquisa, infraestrutura para as universidades e equipamentos de laboratório. ­­­