18/08/2023 13:26 | Tecnologia e Inovação

Maratona de Inovação abre inscrições para startups educacionais

Circuito Alagoano de Startups leva 46 horas de evento para o campus da Uneal, em Palmeira dos Índios


Podem se inscrever estudantes e empreendedores que tenham projetos em estágio inicial (ideia ou validação) voltados para estas categorias, em equipes de 3 a 5 pessoas

Daniel Cabral / Ascom Itec


Naísia Xavier /Ascom Fapeal

O Circuito Alagoano de Startups (CAS) leva a sua Maratona de Inovação para a cidade de Palmeira dos Índios nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no campus da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Será um evento imersivo, com duração de 46 horas consecutivas, onde as equipes vão desenvolver soluções inovadoras para problemas reais, em conjunto com um time de mentores.


A temática desta etapa será Educação, com as subtemáticas Gestão Escolar, Processo Ensino-aprendizagem e Relações étnico-raciais. Podem se inscrever estudantes e empreendedores que tenham projetos em estágio inicial (ideia ou validação) voltados para estas categorias, em equipes de 3 a 5 pessoas.


Para esta edição estão escalados 12 mentores, cujo papel é orientar os participantes no desenvolvimento das ideias, através de uma metodologia baseada na gestão ágil, permitindo que os projetos possam ter uma grande evolução dentro de um final de semana. O time é composto por profissionais de Alagoas e convidados de outras partes do país.


No encerramento, haverá um DemoDay (dia de apresentações) quando os empreendedores devem apresentar seus pitchs, ou sejam “vendem a ideia” em apresentações dinâmicas e convincentes, de poucos minutos. As ideias desenvolvidas nas Maratonas de Inovação podem se tornar aplicativos, plataformas, produtos e serviços com potencial de crescimento empreendedor. As equipes vencedoras levam troféus e certificados, além do seu aprendizado e da maturação do negócio.   

 

As inscrições são gratuitas e limitadas, através do link https://bit.ly/inscricao-maratona-palmeira. Mais informações estão disponíveis em www.fapeal.br.


A Maratona vai disponibilizar alimentação (café, almoço, jantar e coffee breaks da tarde e madrugada), alojamento na Uneal (salas de aula) e acesso à internet. Os participantes devem se responsabilizar por itens de uso pessoal, como colchonetes, lençóis, travesseiros, toalhas e produtos de higiene.


A programação tem início na sexta (1º), às 17h, e termina no domingo (3), às 15h.


Saiba mais

O Circuito Alagoano de Startup (CAS) busca promover o empreendedorismo, a inovação e a tecnologia em Alagoas, por meio de ações como a organização de eventos, palestras, workshops e maratonas de inovação, junto à comunidade interessada nas temáticas propostas.

 

É coordenado pelos professores Hérmani Magalhães, mestre em Economia e coordenador do campus da Ufal em Santana do Ipanema e pela professora Renata Mota, doutora em Engenharia de Produção e Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo.

 

A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia, e da Inovação (Secti), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e a Universidade Federal de Alagoas são as instituições realizadoras da Maratona de Inovação em Palmeira dos Índios. A Uneal é apoiadora e abrigará o evento. A última edição ocorreu em Maceió, na Ufal, no mês de julho.

 

Para mais informações, siga o perfil @startups.alagoas, no Instagram. A programação completa está no edital e no link https://keepo.io/startupsalagoas.