28/06/2022 15:14 | Saúde

Maratona de Cirurgias: Mais de 2 mil pessoas realizaram avaliação no Hospital Metropolitano durante o 1º dia

Avaliação prossegue nesta terça-feira (28), com consultas e exames pré-cirúrgicos


Primeiro dia de avaliação para a Maratona de Cirurgias registrou público recorde no Hospital Metropolitano

Olival Santos / Ascom Sesau


Geovana Larissa / Ascom Sesau

Nessa segunda-feira (27), mais de duas mil pessoas compareceram ao Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), em Maceió, e aproximadamente 400 cirurgias eletivas foram marcadas no primeiro dia de avaliação para a Maratona de Cirurgias, programa criado pelo Governo de Alagoas para zerar a fila de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. Os pacientes foram recebidos pelos profissionais de saúde e passaram por uma série de exames laboratoriais, raios-x e tomografia, até chegarem ao agendamento da cirurgia.

 

Antes de agendarem os procedimentos cirúrgicos, os pacientes foram consultados por médicos especialistas nas áreas de cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, urologia e oftalmologista. Devido ao sucesso da Maratona de Cirurgias, que contou com um grande número de pacientes, foi antecipada a distribuição de mais fichas para continuidade dos atendimentos nesta terça-feira (28), segundo dia do evento.

 

Esperando desde 2019, a paciente de Rosa Moura de Almeida, de 78 anos, conseguiu finalmente marcar sua cirurgia de colecistostomia para o dia 21 de julho. “Estou muito feliz, porque venho lutando há muito tempo e, finalmente, consegui marcar a minha cirurgia. Em breve estarei com a minha saúde em dia. Parabenizo muito o Governo do Estado e agradeço pelo atendimento, que foi muito prático e humanizado”, ressaltou.

 

A dona de casa Severina Souza dos Santos procurou a Maratona de Cirurgias com o objetivo de realizar dois procedimentos que necessita. Severina passou pelo atendimento médico e realizou uma série de exames para, posteriormente, fazer o agendamento. “Fiz os exames e volto segunda-feira para marcar, dependo do resultado dos exames. Mas o médico disse que vai dar tudo certo e vamos conseguir agendar”, disse.

 

O objetivo inicial da Maratona de Cirurgias era realizar as marcações em dois dias, entretanto, com o sucesso do primeiro dia, o programa foi estendido por mais dois dias para atender toda demanda esperada.