16/05/2022 18:55 | InstitucionalAssistência Social

Manuelle Farias assume pasta da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado

Psicóloga de formação, com trabalhos nas áreas de proteção às mulheres e à Pessoa Idosa, arapiraquense visa fortalecer políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável


Nova secretária é formada em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica

Gabriel Martins


Karina Lima Moraes

A pasta da Assistência e Desenvolvimento Social do Estado ganhou nova gestora na manhã desta segunda-feira (16). A psicóloga Manuelle Farias foi empossada pelo Governador Paulo Dantas em cerimônia no Palácio República dos Palmares. A arapiraquense, que fazia parte do corpo de servidores da Seades, onde atuou na política de proteção à Pessoa Idosa, assume a titularidade da pasta com o propósito de dar continuidade às políticas públicas voltadas à população mais vulnerável de Alagoas.

A nova secretária é formada em psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com trabalhos desenvolvidos nas áreas de Psicologia Organizacional e Psicologia Clínica. Além da Pessoa Idosa, tem experiência em políticas direcionadas às mulheres em situação de violação de direitos, mediante atuação como diretora da Superintendência de Políticas para as Mulheres, e trabalhos no Centro de Referência e Atendimento a Mulheres em Situação de Violência, ambos no município de Arapiraca. 

“Assumo a Seades com o propósito de fortalecer e dar continuidade aos programas e projetos da Assistência Social do Estado. É um grande desafio estar à frente desta pasta tão importante, que trabalha continuamente para garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio aos indivíduos, às famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades. Sei da importância de promover os direitos sociais da população mais vulnerável”, afirmou Manuelle Farias.

Manuelle Farias compõe, com outras 11 novas gestoras, o quadro de secretariado do alto escalão do Poder Executivo estadual. Marca histórica, implementadas pelo governador Paulo Dantas, em que mais de 50% dos principais postos do Estado estarão sob comando de mulheres. O maior número de participação feminina no corpo de secretários estaduais do país.

A titular da pasta assume a Seades em substituição a Paulo Ferreira Netto, que esteve à frente da Secretaria no período de interinidade do governo estadual, e marcou a sua passagem com o fortalecimento das políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o combate ao trabalho infanto-juvenil no estado.