10/01/2022 14:29 | Segurança

Mais segurança no Sertão: Governo autoriza obras do primeiro CISP tipo 3 de Alagoas em Santana do Ipanema

Com investimento total de R$ 24,1 milhões, governador Renan Filho também assinou, nesta segunda-feira (10), as ordens de serviço para mais dois Centros Integrados de Segurança Pública do tipo I em Colônia Leopoldina e Água Branca

Márcio Ferreira

Severino Carvalho

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o secretário da Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, autorizaram, na manhã desta segunda-feira (10), o início das obras de construção de Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) nos municípios de Colônia Leopoldina, Água Branca e Santana do Ipanema. O investimento total é de R$ 24,1 milhões, recursos próprios do Estado.

As assinaturas das ordens de serviço aconteceram durante a apresentação do balanço dos indicadores criminais do estado, referentes ao ano de 2021, que ocorreu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió. Os CISPs de Colônia Leopoldina e de Água Branca serão do tipo I. Já Santana do Ipanema receberá a unidade do tipo III, a primeira deste porte a ser erguida em Alagoas.

“O CISP de Santana do Ipanema será um equipamento de maior porte porque congrega o efetivo de todo o Alto e Médio Sertão de Alagoas, fortalecendo, inclusive, o Batalhão de Delmiro Gouveia e das divisas. Santana do Ipanema é uma cidade polo, regional”, justificou o govenador, revelando que Maceió também será contemplada com dois CISPs do tipo III.

Serão investidos R$ 18,9 milhões no CISP tipo III de Santana do Ipanema, que abrigará as polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros. A estrutura também contará com heliponto, que será utilizado pelo Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

“É um momento histórico e uma honra muito grande receber o CISP tipo III, que vai, com tanta tecnologia e estrutura, dar melhores condições de trabalho para as polícias Civil e Militar, como também para o Corpo de Bombeiros”, destacou a prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, presente à solenidade.

As obras de construção dos CISPs tipo I, nos municípios de Colônia Leopoldina e Água Branca, receberão, cada um, investimento de R$ 2,5 milhões. “Esse CISP em nosso município vai levar não só mais segurança, como também melhor qualidade de vida a todos os nossos leopoldinenses”, afirmou o prefeito de Colônia Leopoldina, Manuilson Andrade.

O secretário Alfredo Gaspar enfatizou que uma das coisas mais eficientes que foram planejadas pelo Governo de Alagoas são os Centros Integrados de Segurança Pública.

“Já foram entregues e estão em funcionamento 34 CISPs, substituindo as velhas delegacias e os velhos GPMs (Grupamentos de Polícia Militar). E, agora, o govenador dá mais um passo além, construindo, no Sertão de Alagoas, o melhor equipamento, que é o CISP tipo III. Nenhum governante irá conseguir desmanchar esse legado”, asseverou Alfredo Gaspar.

“A tendência é que, até o final de 2022, tenhamos 50 Centros Integrados de Segurança Pública funcionando em Alagoas, trabalhando para reduzir violência”, acrescentou Renan Filho.