18/07/2023 17:10 | Educação

Mais de 37 mil estudantes participam de Avaliação de Fluência em Leitura até o dia 28

Turmas do 2º ano do ensino fundamental das escolas estadual e municipais deverão ser avaliados

Estudantes das redes estadual e municipal participam dos testes

Thiago Ataíde / Ascom Seduc

Manuella Nobre / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) prorrogou para o próximo dia 28 a aplicação da Avaliação de Fluência em Leitura para as turmas de 2º ano do ensino fundamental. Ao todo, 37.704 estudantes das redes estadual e municipais devem se submeter ao teste.

Inicialmente, as provas iriam até sexta-feira (21), mas, em virtude do estado de emergência em 29 municípios alagoanos atingidos pelas chuvas deste mês - e com muitas escolas servindo de abrigo às famílias desalojadas -, o calendário de aplicação foi prorrogado.

De acordo com a gerente especial de Gestão do Sistema de Avaliação Educacional da Seduc, Ivandelma Silva, a prorrogação visa atender principalmente os municípios atingidos, esperando alcançar, no mínimo, a marca de participação da primeira, que passou de 34 mil.

“Conseguimos garantir a prorrogação da aplicação da prova e o lançamento das correções na plataforma. Esperamos superar a primeira, onde tivemos uma taxa de participação histórica de 90%, o que é muito bom”, comemora a gerente.

Ainda segundo Ivandelma, o objetivo maior é avaliar o nível de fluência dos estudantes da rede pública como um todo. “Na avaliação diagnóstica, traçamos a rota de como eles saíram do primeiro ano. Na corretiva, tratamos a correção do percurso pedagógico, observamos se já houve alguma melhora no nível de leitura e interpretação de textos”, explica.

A forma de lançamento dos dados é outro diferencial nesta etapa em relação à anterior. Na primeira, os áudios são gravados e sincronizados e, posteriormente, corrigidos pelo Caed. Nesta, o professor pode gravar, mas não sincroniza os áudios. Ele escuta o áudio novamente, preenche a folha da chave de correção e tem duas formas de lançar os resultados: manualmente na plataforma ou escanear o resultado pelo aplicativo

Até final do ano, os estudantes terão a avaliação de saída, observando os níveis de fluência antes da conclusão do calendário escolar.