30/10/2023 17:49 | Educação

Mais de 10 mil estudantes da rede estadual participam dos aulões em Maceió e Arapiraca

Evento aconteceu por meio de parceria entre a Seduc e Organização Arnon de Mello


Estudantes que participaram do aulão em Maceió

Thiago Athaíde / Ascom Seduc


Ana Paula Lins / Ascom Seduc

Mais de dez mil estudantes da rede estadual participaram dos aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizados neste final de semana. Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Organização Arnon de Mello, o evento aconteceu concomitantemente no Ginásio Lauthenay Perdigão, em Maceió, e HD Hotel, em Arapiraca.


“Falta menos de uma semana para o primeiro dia de provas e, com esses aulões, fortalecemos uma preparação que já acontece nas nossas escolas estaduais desde o início deste ano por meio do Programa Foca no Enem. Isso se traduz em aulões presenciais e online, kits do Programa Foca no Enem, palestras motivacionais e mobilização nas escolas para ajudar os estudantes no momento da inscrição”, recordou a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos.


Os estudantes que participaram do aulão aprovaram a iniciativa. Almejando uma vaga em Direito ou Ciências Sociais, o estudante Samuel Nunes, de Arapiraca, disse que o evento vai ajudar muito na preparação. “Gostei muito dos aulões, recebi diversas dicas dos professores. Há dois anos que estou me preparando”, contou o garoto, que é aluno da Escola Estadual Arthur Ramos.


Também presente ao aulão de Arapiraca, Riquelly dos Santos Alves, da Escola Estadual Santos Ferraz, de Taquarana, contou que tirou dúvidas e recebeu dicas para os dias de prova. “Estou bastante ansiosa para o Enem e, neste aulão, recebi dicas valiosas. Na minha escola também temos todo o apoio e os professores estão sempre nos incentivando”, destacou.


NÚMEROS 

Mais de 3,9 milhões de candidatos farão o Enem em todo o Brasil. Em Alagoas, são 82.775 mil inscritos para as provas dos dias 5 e 12 de novembro. Este número representa um aumento de 32% em comparação com o ano de 2022 – quando 62.723 pessoas se inscreveram. No intervalo de um ano, foram 20 mil candidatos a mais. Pela rede estadual de ensino, 22.854 inscritos farão as provas.


Vinte e seis municípios alagoanos aplicarão o Enem: Maceió, Arapiraca, Atalaia, Batalha, Boca da Mata, Campo Alegre, Coruripe, Delmiro Gouveia, Água Branca, Girau do Ponciano, Igaci ,Marechal Deodoro, Olho d'Água das Flores, Palmeira dos Índios, Penedo, Pilar, Porto Calvo, Rio Largo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa