10/10/2023 08:58 | Educação

Mais de 10 mil estudantes da rede estadual participam do ‘Meu Primeiro Aulão’

Ação integra a Caravana Avança Ideb e mobiliza alunos para as avaliações que vão traçar diagnóstico da educação básica


Nessa segunda-feira, alunos da Escola Estadual Freitas Neto receberam ação da Caravana Avança Ideb

Thiago Ataíde/Ascom Seduc


Manuella Nobre/Ascom Seduc

Com a proximidade das avaliações nacionais em larga escala da educação básica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) acelera as atividades da Caravana Avança Ideb 2023, que mira a qualidade do ensino ofertado aos estudantes da rede estadual. E para fortalecer a preparação de mais de 10 mil alunos matriculados nos 5º e 9º anos do ensino fundamental, a secretaria promove, até o próximo dia 17 deste mês de outubro, ações como o ‘Meu Primeiro Aulão’.

 

De acordo com a gerente de Desenvolvimento e Acompanhamento Pedagógico da Superintendência do Desenvolvimento do Ensino Infantil, Fundamental e de Políticas Educacionais da Seduc, Emanuele Souza, a mobilização – que também inclui atividades recreativas e tarefas de gincana – fará toda a diferença quando da aplicação, em breve, das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

 

“A mobilização é crucial para a Prova Saeb, por envolver a participação ativa de escolas, professores, alunos e comunidade. A colaboração de todos é essencial para garantirmos dados precisos e representativos, permitindo avaliações mais realistas do sistema educacional. Além disso, a mobilização incentiva a conscientização sobre a importância da avaliação para a melhoria contínua da educação, estimulando a responsabilidade coletiva no processo educativo”, destaca a gerente.


 

Ainda segundo a gerente, as atividades do Meu Primeiro Aulão incluem não apenas a revisão de conteúdo, mas também a resolução de exercícios, com as equipes executando estratégias no sentido de motivar os estudantes frente ao desafio que se aproxima.

 

Nessa segunda-feira (9), em Maceió, estudantes das escolas estaduais Guilhermino Oliveira, Santa Tereza D’Ávila e Josefa da Conceição, todas localizadas no bairro Gruta de Lourdes, além das escolas Miguel Guedes Nogueira e Freitas Neto, em Bebedouro, participaram das atividades da Caravana Avança Ideb. E também teve aulão em Arapiraca, nos ginásios das escolas de tempo integral Senador Rui Palmeira e Aurino Maciel.