30/08/2023 11:37 | Educação

Mais 13 alunos se formam nos cursos de Zootecnia e Ciências Biológicas da Uneal Campus II

Um dos formandos foi José Soares, que recebeu o diploma aos 75 anos e percorria 100 km diariamente para concretizar sonho do diploma

José Soares da Costa, 75 anos, cola grau e realiza sonho: exemplo de perseverança, ao se deslocar cerca de 100 km diários até se formar no Curso de Zootecnia

Priscila Anacleto / Ascom Uneal

Em cerimônia realizada no auditório do Campus II (Santana do Ipanema) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), 13 alunos dos cursos de Zootecnia e Ciências Biológicas celebraram a conquista do tão aguardado grau acadêmico. O evento, ocorrido na terça-feira (29), contou com a presença de familiares, amigos e representantes da comunidade acadêmica.

Entre os formandos, José Soares Costa, um exemplo de perseverança e determinação que colou grau aos 75 anos de idade. Ele ingressou no curso de Zootecnia em 2013, enfrentando uma viagem do município de Batalha até Santana do Ipanema, cerca de 100 quilômetros diários, para participar das aulas. Abnegado por sua paixão pela graduação, José optou por adiar a formatura, esperando pelo momento de compartilhar sua realização com seus colegas e professores no ambiente presencial da colação.

"A colação de grau é a realização de um sonho do qual tenho muito orgulho. Cheguei a pensar em desistir, mas os professores e colegas sempre me incentivaram. A Uneal tem um lugar muito especial em minha vida", compartilhou José Soares.

A cerimônia contou com a presença emocionada da família de José, incluindo sua esposa Maria, os três filhos Romeu, José Wellhgton e Rômulo, além  de Mariah, representando os netos. A família expressou imenso orgulho pela jornada do patriarca, enaltecendo-o como uma inspiração para todos. "Só a gente sabe o que ele passou para conseguir chegar até aqui", disse Maria.

Rosário Farias, chefe do registro acadêmico e também ex-aluna do Campus II, conduziu a colação de grau e ressaltou a relevância desse momento. "Voltar ao campus onde tracei minha jornada, de aluna à servidora, e vivenciar a formatura de novos sonhos, é como um abraço caloroso do passado. Cada diploma entregue é a concretização não apenas de suas conquistas, mas também do meu compromisso com esta casa que sempre acolheu meus passos e aspirações com carinho", disse Rosário.

Atualmente lotada na Reitoria, em Arapiraca, ela fez uma pós-graduação em Gestão Pública e está cursando Direito também na instituição.

O reitor em exercício da Uneal, Anderson de Almeida Barros, destacou a importância dessa conquista na vida dos formandos e de suas famílias. Ele reconheceu as dificuldades enfrentadas por cada um, convidando-os a serem defensores da educação pública por onde quer que sigam. Além disso, expressou o desejo de que esses novos graduados retornem à universidade como servidores, contribuindo para a continuidade da história da instituição.

A formatura dos alunos dos cursos de Zootecnia e Ciências Biológicas representa mais um marco na jornada educacional da Uneal, fortalecendo seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade.