09/04/2024 14:02 | Saúde

Maceió e Maravilha recebem ações de combate ao mosquito da dengue

Iniciativa faz parte do esforço de combate à doença em Alagoas

Moradora de Maravilha, Neide Cleri da Silva, salientou que a ação educativa é fundamental para despertar a sociedade, pois muita gente negligencia contra a dengue

Olival Santos / Ascom Sesau

Fabiano Di Pace e Ruana Padilha

A campanha itinerante de combate à dengue, promovida pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), realizou, nesta terça-feira (9), ações educativas em Maceió e Maravilha. Na capital, a ação ocorreu no bairro Trapiche, já no município sertanejo, a iniciativa foi executada no bairro Centro.

Durante as duas ações itinerantes foi distribuído material informativo para a população, evidenciando como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre as medidas que devem ser implementadas para combater o vetor da doença, está a vedação das caixas d’água, a limpeza das calhas, o acondicionamento dos pneus e garrafas em locais cobertos, bem como, o não acúmulo de entulhos e sucatas, e a eliminação de água das garrafas, potes e vasos.

Segundo a agente de combate à dengue, Raiane Ramos, é importante que toda a população alagoana seja conscientizada sobre a importância de evitar o acúmulo de água parada, onde os mosquitos se reproduzem. “As medidas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti são simples, mas garantem a segurança e o bem estar de todos”, destacou.

Para o morador do bairro Trapiche, em Maceió, e servidor dos Correios, Luiz Ricardo Mendes, a ação é essencial para lembrar que, apenas com a união de todos, Alagoas vencerá esse desafio de combater a dengue. “Todos temos que fazer nossa parte e entender que essa luta é para toda a sociedade. Assim, estamos protegendo nós mesmos, além daqueles que amamamos”, reforçou.

Já a moradora de Maravilha, Neide Cleri da Silva, salientou que a ação educativa contra o Aedes aegypti é fundamental para despertar a sociedade, que, na visão da sertaneja, muitas vezes negligencia sobre as medidas preventivas. "Na casa da gente cuidamos e tomamos todas as medidas preventivas. Mas, nem sempre, o vizinho ao lado tem a mesma preocupação e, a negligência de uma pode colocar em risco a vida de pessoas que combatem o mosquito", frisou.

CARACTERÍSTICAS E SINTOMAS DA DENGUE

A dengue é um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Entre os principais sintomas da doença estão febre alta igual ou superior a 38°C, dor no corpo, nas articulações e atrás dos olhos, além de mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Também podem acontecer erupções e coceiras na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em casos suspeitos de dengue, o paciente deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), gerenciadas pelas Secretarias Municipais de Saúde (SMSs).