10/08/2023 13:21 | Meio Ambiente

IMA-AL realiza ciclo de palestras para Conselhos Gestores de Unidades de Conservação

Participantes receberam informações sobre crimes ambientais e a importância de proteger a flora e a fauna das unidades de conservação


Ascom / IMA AL

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), por meio da Gerência de Unidades de Conservação (Geruc), realizou, nesta quinta-feira (10) o 1º Ciclo de Palestras para Conselhos Gestores de Unidades de Conservação (UCs). A iniciativa tem o objetivo de oferecer uma capacitação continuada aos conselhos gestores com relação à atuação nessas áreas protegidas. O evento aconteceu no auditório do IMA-AL, em sua sede localizada no bairro do Farol.

 

O evento também serviu para promover a integração entre os conselheiros, no sentido da troca de experiência sobre a melhor forma de gerir e participar ativamente do dia a dia dessas unidades.

 



O encontro tratou sobre temas ambientais básicos, como o conceito de unidades de conservação, como são criadas, para que servem e como funcionam. As palestras também abordaram o papel do Conselho Gestor de cada unidade.

 

Os participantes receberam informações sobre crimes ambientais, a importância de proteger a flora e a fauna das unidades de conservação, além de orientações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

 

As gerências de Licenciamento (Gelic), Fiscalização (Gemfi) e de Educação Ambiental (Gedam) também participaram do evento. Os palestrantes explicaram conceitos e procedimentos nas esferas do licenciamento e da fiscalização ambiental, além do licenciamento ambiental e do combate aos crimes ambientais dentro dessas unidades.

 

“O nosso objetivo é que essas palestras e informações compartilhadas aqui com os conselheiros das UCs se transformem em uma cartilha com todos os conceitos tratados e que esse material sirva como base de informação para os Conselhos Gestores”, disse Alex Nazário, gerente de Unidades de Conservação do IMA.