01/02/2022 10:55 | Covid-19

Lote com 33.920 mil doses da vacina CoronaVac para crianças chega a AL nesta terça (1º)

Intervalo recomendado entre a primeira e segunda dose é de 28 dias, segundo orientação do MS


Carla Cleto


Ruana Padilha

As primeiras doses da vacina CoronaVac, destinadas à aplicação em crianças e adolescentes de seis a 17 anos, chegam a Alagoas no fim da manhã desta terça-feira (1º). O lote com 33.920 mil doses do imunizante contra a Covid-19, enviado pelo Ministério da Saúde (MS), irá desembarcar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió.

A vacina CoronaVac aprovada para os pequenos é a mesma utilizada nos adultos, com a dosagem idêntica e o intervalo, igualmente, de 28 dias entre as duas primeiras aplicações. O público infantil de cinco anos de idade continuará a ser vacinado com a Pfizer Pediátrica, assim como as crianças com imunossupressão. Já os menores de idade com comorbidades podem, também, ser vacinados com o imunizante CoronaVac.

Os profissionais de saúde, antes de aplicarem a vacina, deverão informar ao responsável que acompanha a criança sobre os principais sintomas locais esperados, bem como deverão mostrar a seringa a ser utilizada e o volume da vacina a ser aplicado. O imunizante não será administrado de forma simultânea com outras vacinas do Calendário Vacinal Infantil, sendo recomendado um intervalo de 15 dias entre elas.

Em Alagoas, a estimativa de crianças a serem vacinadas é de 363 mil. Após receberem a vacina, as crianças devem ser acolhidas a permanecerem no local em que a vacinação ocorrer por pelo menos 20 minutos, facilitando que elas sejam observadas durante esse breve período.

A composição da CoronaVac teve segurança e eficácia atestadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina foi o segundo imunizante pediátrico autorizado pela agência. O primeiro foi o da Pfizer, em 15 de dezembro de 2021, com a autorização de aplicação no Brasil, em 17 de janeiro deste ano.

Liberação para Municípios - Após o desembarque, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Maceió. A retirada das vacinas por parte das Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) acontece somente depois da solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e agendamento prévio nas Centrais de Distribuição.

Os 56 municípios da I Macrorregião de Saúde, formada por Maceió e pelos municípios dos Litorais Norte e Sul, Zona da Mata e Vale do Paraíba, devem agendar a retirada das vacinas por meio do e-mail redefrioalagoas@gmail.com. Já os 46 municípios da II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, deverão realizar o agendamento pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com .