03/08/2023 09:50 | Saúde

Livro “Educação em Saúde mediada por Crônicas” será lançado no dia 4 de agosto

Histórias são contadas pelos estudantes do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Uncisal

Publicação é uma proposta da professora do MEST/Uncisal, Almira Alves, uma das organizadoras do livro

Ascom Uncisal

Danielle Cândido/ Uncisal

A qualidade de vida, a prevenção, a promoção da saúde e o bem-estar são alguns dos temas das histórias narradas no livro “Educação em Saúde mediada por Crônicas: histórias baseadas no método CTM3”. A obra do Mestrado Profissional Ensino em Saúde e Tecnologia da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (MEST/Uncisal) será lançada no dia 4 de agosto de 2023 (sexta-feira), às 18h30, no miniauditório Emil Burihan - Uncisal, localizado à Rua Doutor Jorge de Lima, 113 - Trapiche, em Maceió.

A publicação é uma proposta da professora do MEST/Uncisal, Almira Alves, uma das organizadoras do livro, aos estudantes do curso de mestrado da Uncisal. A obra retoma a dimensão do encantamento dos discentes com o Ensino em Saúde, pois os autores escrevem o que vivem, por meio de crônicas dispostas de forma leve e prática, facilitando a compreensão do leitor. “Fazer Educação em Saúde implica, por parte de quem se propõe a trabalhar nessa seara, planejamento, assertividade, dedicação e criatividade. Nisso consiste a contribuição dessa obra”, explica a professora Almira Alves.

O método CTM3, criado pela professora Almira Alves e pela psicóloga Eliane Warren, foi estruturado com base nas teorias Análise Transacional, Multissensorialidade e Neurolinguística. A proposta do método é que os elementos dessas teorias sejam inseridos nos produtos educacionais e em outras formas de comunicação, a exemplo do livro “Educação em Saúde mediada por Crônicas: histórias baseadas no método CTM3”.

“O projeto buscou provocar nos profissionais de saúde o olhar sensível do cronista, despertando neles uma visão para além do cumprimento de normas e procedimentos técnicos que aprenderam no curso de mestrado”, descreve Ana Maria Rocha, jornalista e cineasta que assina a apresentação do livro. Ainda segundo ela, os estudantes-autores trataram, com sensibilidade, de temas que, provavelmente, costumam ser tratados apenas como “questões de saúde”.

As crônicas que compõem o livro tratam de sentimentos. Sentimos ao receber um

diagnóstico de uma doença grave, a angústia que um tratamento prolongado pode provocar, os preconceitos e a exclusão que portadores de doenças e síndromes como o autismo, por exemplo, podem sofrer.

“A crônica, como instrumento literário, nos faz olhar de forma mais aguda e sensivelmente para o cotidiano, para aquilo que está ao nosso redor. E se as questões de saúde são corriqueiras no dia a dia das pessoas e das famílias, as histórias do livro ‘Educação em Saúde mediada por Crônicas’ nos dá esta dimensão da realidade e nos permite entrar em sintonia com o sentimento de quem a escreve”, encerra Ana Maria Rocha.

SERVIÇO:

Lançamento do livro “Educação em Saúde mediada por Crônicas: histórias baseadas no método CTM3”

Dia: 4 de agosto de 2023 (sexta-feira)

Horário: 18h30 - Local: Miniauditório Emil Burihan - Uncisal

Endereço: Rua Doutor Jorge de Lima, 113 - Trapiche da Barra, em Maceió

Livro disponível gratuitamente no endereço eletrônico https://www.editorahawking.com.br/educacao-em-saude-mediada-por-cronicas-historias-baseadas-no-metodo-ctm3//

Organizadores: Almira Alves dos Santos, Eliane M. C. Warren, Geraldo Magella Teixeira e Katiane da Costa Cunha

Autores: Almira Alves dos Santos, Eliane Monteiro Cabral Warren, Geraldo Magella Teixeira, Katiane da Costa Cunha, Adriana Arruda Madeiro Pessoa, Amanda Rodrigues Bertoldo, Camila Silveira Gurian Auto, Iêda de Fátima Barbosa da Silva, Isabela Moura Falcão, Isabelle de Paula Correia Lemos de Messias, Jaqueline Maria Silva dos Santos,

Monica Cibele Felix da Silva, Natália Mendes de Melo Machado, Poliana Pinheiro Pascoal, Rafaela da Silva Cruz Sampaio, Raquel de Lima Chicuta, Rilvane de Carvalho Duarte, Thauan Narciso de Lima Ferro.