10/05/2022 09:41 | Institucional

Klever Loureiro prestigia lançamento da Campanha de Combate ao Assédio Moral e Sexual às Advogadas

Organizado pela OAB/AL, evento ocorreu no auditório Aqualtune, no Palácio República dos Palmares


Entusiasta da campanha contra o assédio, governador destaca a importância do convívio social das mulheres em qualquer ambiente de trabalho

Neno Canuto / Agência Alagoas


Carlos Victor Costa / Agência Alagoas

O governador Klever Loureiro participou do lançamento da Campanha de Combate ao Assédio Moral e Sexual às Advogadas, realizada na segunda-feira (9), pela Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL). A solenidade, realizada no auditório Aqualtune, do Palácio República dos Palmares, contou com a presença de representantes do Judiciário alagoano, da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno, entre outras autoridades.



 

Em seu discurso, o governador Klever ressaltou a satisfação em fazer parte da solenidade e disse ser um entusiasta da realização desse tipo de evento, que segundo ele, serve para que as pessoas possam absorver melhor a importância do convívio social das mulheres, seja qual for o ambiente de trabalho.

 

“É inaceitável que em dias atuais nós ainda temos que conviver com o assédio. No que depender de mim, durante esse governo transitório, sempre serei receptivo às questões inerentes à proteção da mulher”.

 

A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada da OAB/AL, Rachel Ramalho, agradeceu ao governador por abrir as portas do Palácio para receber a solenidade da OAB. Ela pontuou ainda a felicidade de ver o empenho de diversas autoridades presentes em combater o assédio em seus ambientes de trabalho.



 

“A presença dessas autoridades demonstra que elas não coadunam com o assédio e que também pretendem combatê-lo. Precisamos ter uma ação efetiva e que todos combatam esse mal. Hoje, é o lançamento da campanha que vai perdurar por toda a gestão do presidente da OAB/AL, Vagner Paes. Vamos levá-la para os interiores, por meio das subseções. Hoje, foi dado o pontapé inicial, mas isso vai se capilarizar, e acredito que vai ser uma grande campanha”, completo Rachel Ramalho.

 

A presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB, Cristiane Damasceno, destacou o engajamento do grupo que vem fazendo um trabalho itinerante pelo país, lançando a campanha contra o assédio. Durante sua fala, a advogada explanou algumas situações que colegas da advocacia já passaram em seus locais de trabalho.



 

“O presidente da Ordem nacional, Beto Simonetti, teve a coragem de trazer esse assunto à luz e, mais importante que isso, as 27 seccionais e as 27 Caixas de Assistência apoiam integralmente a campanha. Isso é extremamente importante para o andamento do projeto”.

 

De acordo com o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, o evento ficará marcado para a posteridade da advocacia alagoana e nacional como um grande evento que deu início à campanha em todo o país.



 

“Vamos vencer essa guerra, pois o combate ao assédio é, sim, uma guerra”, afirmou Vagner Paes. “E vamos vencê-la por meio do diálogo e da construção de pontes, como foi feito hoje aqui, com o governador do Estado, o presidente do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques; o procurador-geral de Justiça, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque; e toda a coletividade e sociedade civil. Tenho a certeza de que essa campanha vai chegar muito mais longe e muito mais forte. Vamos fazer história”, completou.

 

A campanha

 

A campanha visa à conscientização da advocacia e do mundo jurídico sobre a importância do combate ao assédio moral e sexual à mulher advogada no exercício da profissão, bem como coibir esse tipo de ato.