18/10/2023 16:19 | Planejamento e Gestão

Junta Comercial realiza oficina sobre redução do tempo de abertura de empresas

Evento reuniu profissionais que lidam com o ambiente alagoano de negócios

Juceal: ao utilizar as etapas corretamente, a constituição de um negócio poderá ser feita em poucos minutos

Danilo Silva / Ascom Juceal

Hotton Machado / Ascom Juceal

Abrir negócios em Alagoas com ainda menos burocracia e mais agilidade. Essa foi a intenção da oficina promovida pela Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) na manhã desta quarta-feira (18), na Casa da Indústria Napoleão Barbosa, em Maceió.

O evento, intitulado “Oficina sobre o Registro Empresarial em Alagoas”, contou como tema principal os processos de abertura e baixa de negócios de forma automática, e reuniu profissionais e estudantes que lidam com o ambiente alagoano de negócios.

Com relação à diminuição do tempo de abertura, foi apresentado o processo de registro em apenas quatro etapas: consulta de viabilidade, preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional (FCN), geração de contrato pelo próprio Portal Facilita Alagoas e entrada da documentação utilizando assinatura digital do empresário ou dos membros do quadro societário.

As apresentações foram ministradas pelos gerentes da Juceal, Edmundo Lins Filho e Jadson Ramos, que reforçaram aos participantes que, ao utilizar as etapas corretamente, a constituição de um negócio poderá ser feita em poucos minutos.

De acordo com o estudo Mapa de Empresas, do Governo Federal, o tempo médio de abertura empresarial em Alagoas no último quadrimestre foi de 13 horas. Com a utilização do registro automático, o processo, ao ser protocolado na Junta Comercial por meio do Portal Facilita Alagoas, é automaticamente autenticado, gerando também o número do CNPJ e fazendo com que, segundo os gerentes, caísse bruscamente o prazo para abertura.

Ainda durante a oficina, o vice-presidente da Juceal, Carlos Araújo, exaltou a realização do evento como um momento de aproximação dos clientes com a entidade.

“Depois da pandemia e comemorando os nossos 130 anos, resolvemos voltar com esse tipo de evento para que a gente pudesse estreitar o contato com os profissionais que movimentam todo esse mercado empresarial. E a Junta Comercial vive um momento especial. Era a única do país que não era autarquia, e isso mudou na última semana. Agora teremos mais autonomia, o que vai gerar uma mudança total, com mais avanços tecnológicos, e por isso queremos melhorar ainda mais esse contato com vocês, clientes”, frisou.

Entre os profissionais presentes, estava Carlos Alberto da Silva, contador há 26 anos. Ele se deslocou de São Sebastião para Maceió somente para participar da oficina e tirar dúvidas em relação à utilização do Portal Facilita Alagoas.

“A Junta Comercial tem avançado muito nos últimos anos. Antes eu saía de São Sebastião para dar entrada a um processo aqui e quando tinha exigência, tinha que voltar. Agora é tudo online. A palestra foi excelente, tanto é que eu vim para tirar algumas dúvidas, esclarecer um pouco mais e alinhar os caminhos para que o processo não tenha erro. Quando a gente faz o procedimento correto, a gente ganha tempo e a Juceal não fica sobrecarregada de retorno, então todo mundo ganha”, enfatizou.

A oficina foi promovida por meio de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) e o Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRCAL), que foi representado pelo presidente José Vieira e pela vice-presidente Maria José.