29/11/2022 12:18 | Tecnologia e Inovação

Junta Comercial ganha novo site com interface mais acessível e voltada para Redesim

Novo sistema foi disponibilizado a fim de garantir uma maior integração com o Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento empresarial


Site institucional da Juceal está de cara nova com novidades nas seções e páginas disponíveis

Ascom Juceal


Hotton Machado

O site institucional da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) está de cara nova. Com novo formato estabelecido em um conteúdo mais organizado, a Juceal lançou, nesta semana, um novo site mais moderno, trazendo serviços além do registro empresarial e com mais foco na Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).Dentre as novidades, estão as novas seções disponíveis na página inicial (http://www.juceal.al.gov.br/) através do campo Acesso Rápido. Os destaques estão para os campos destinados às dúvidas mais frequentes que são levantadas pela Ouvidoria e pelo suporte ao Portal Facilita Alagoas, aos microempreendedores individuais (MEIs), tipo empresarial com renda bruta máxima de até R$ 81 mil ao ano, sem participação em outro empreendimento e que possui crescimento exponencial em suas aberturas, à legislação e aos detalhes da própria Redesim, além de um campo direto de contato chamado Fale Conosco.


Desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec/AL) e com os campos estruturados pela assessoria de comunicação da Juceal, o novo site visa uma maior integração ao Portal Facilita Alagoas, interface do registro e do licenciamento empresarial no estado e sistema por onde são oferecidos, de forma totalmente online, todos os serviços da Junta Comercial. Um fluxo mais acessível do site também é um objetivo.


“A diferença desse padrão, ele vai mais pelo layout. A gente trabalhou um layout que mais clean, deixando o site mais leve, onde a organização do conteúdo do órgão fica mais bem distribuída e o menu também. Como mais de 90% das pessoas acessam o site pelo celular, a gente optou pelo menu estilo mobile, com menu lateral com todas as opções de serviços. E internamente a tecnologia ajuda bastante para o gestor de conteúdo, tanto na aplicação, quanto na criação, na edição  e exclusão de páginas. Toda essa forma de manipular conteúdo, de inserir conteúdo foi pensada justamente no usuário final”, frisa o webdesign da Fábrica de Sítios do Itec, Meuzent Galvão.


Para garantir essa comunicação maior com o Facilita Alagoas, seções de pesquisa para processos físicos foram aglutinadas, sendo destacados os locais corretos para pesquisa por meio do portal da Redesim. Os campos para abertura, alteração, extinção empresarial e acesso a documentos registrados também foram ampliados.


“O nosso foco é sempre no cliente. Como o registro de empresas tem uma realidade 100% online, pensamos em disponibilizar o site como um canal mais amplo, focado no ambiente empresarial em si, além do registro, além do licenciamento empresarial, que é sempre um objetivo de melhoria, e interessado em facilitar o trabalho das empresas alagoanas. Será um canal de informações claras e acessíveis, e de maior contato com a Junta Comercial”, ressalta o presidente Carlos Araújo.


A Juceal é o órgão alagoano de registro empresarial, além de ser a entidade estadual responsável pela administração da Redesim entre órgãos do estado e os 102 municípios.