25/04/2024 14:06 | Órgãos colegiados

Juceal recebe visita de alunos da Uninassau e apresenta os avanços do registro empresarial em Alagoas

Estudantes de Direito conheceram as instalações da Junta Comercial e assistiram a uma apresentação sobre os serviços oferecidos pela autarquia

Visita à Juceal contou com a presença de duas turmas do Direito e foi idealizada pela professora da Uninassau Joanna Dhalia

Ascom Junta Comercial

Danilo Silva / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) recebeu, nessa quarta-feira (24), a visita de alunos de Direito do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau). Os estudantes conheceram os setores sede da autarquia, situada no bairro Pinheiro, em Maceió, e acompanharam uma apresentação sobre os avanços do registro mercantil em Alagoas.

Após o tour pelas instalações da Juceal sendo apresentado o funcionamento dos setores da entidade e o andamento dos processos, o gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, apresentou dados sobre as empresas registradas no estado, detalhando, sobretudo, a agilidade e a redução de tempo implementadas para conclusão dos serviços oferecidos pela entidade.

Também na palestra, houve uma simulação de abertura de uma empresa para ilustrar o funcionamento do Portal Facilita Alagoas.

“A Junta Comercial é a entidade de registro mercantil alagoana, sendo ela uma das entidades mais importantes que a gente tem no estado. Um ponto de destaque é que a Junta funciona como órgão integrador estadual da Redesim. É através da Junta Comercial que todos os órgãos de interesse do registro e do licenciamento empresarial vão se integrando. Hoje temos integração com a Receita Federal, os 102 municípios, a Sefaz, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária. Cada órgão com suas respectivas funções, mas todos integrados ao Portal Facilita Alagoas”, destacou.

A visita contou com a presença de duas turmas do Direito e foi idealizada pela professora da Uninassau Joanna Dhalia, que ressaltou a necessidade desse contato direto com os alunos.

“A proposta da gente é trazer os alunos para perto da Junta Comercial para entender essa atuação e como funciona a dinâmica de um órgão tão importante para o desenvolvimento das áreas comerciais e para a advocacia, porque a advocacia tem uma demanda alta em relação às empresas e ao desenvolvimento do nosso estado. A Junta está andando ao lado desse desenvolvimento e por isso que fazemos questão de trazer os alunos da instituição para que, futuramente, eles não se tornem meros advogados protocolizadores de ações e se tornem advogados voltados para o futuro, para tecnologia e o desenvolvimento”, ressaltou.

Também estiveram presentes na visita a vogal da Juceal representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Alagoas (OAB/AL), Maíra Souza, e a gerente de RH da Juceal, Clívia Fernandes.