03/05/2023 15:36 | Desenvolvimento Econômico

Juceal lança logotipo em comemoração aos seus 130 anos

Lançamento faz parte das comemorações do aniversário de criação da Junta Comercial, em 26 de maio


Logo possui cinco variações que englobam referências à cultura, à arquitetura, à flora e à geografia alagoanas

Ilustração


Danilo Silva / Ascom Juceal

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), órgão responsável pelo registro empresarial no estado, lançou, nesta quarta-feira (03), o logotipo em comemoração ao aniversário de 130 anos de criação da entidade, no dia 26 de maio.

 

As celebrações da data devem contar ainda com homenagens a empresas, prefeituras, clientes e entidades que fazem parte da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), além de implementações durante o decorrer do ano de novos serviços focados no ambiente empresarial.

 

Com o intuito de ser utilizado em todo o ano, o logotipo comemorativo foi pensado a partir do sentimento de representatividade e participação da Junta Comercial no desenvolvimento econômico do estado. Isso é o que conta a designer da Juceal, Mayara Tolezi, responsável pelo projeto.

 

“O propósito era entender o que os 130 anos da Junta Comercial significavam e o que se esperava passar. Decidimos pelo desejo de construir um logo que fosse elegante, simples e, acima de tudo, alagoana, uma vez que a Juceal representa também 130 anos do desenvolvimento econômico de Alagoas”, afirma.

 

O projeto possui cinco variações que englobam referências à cultura, à arquitetura, à flora e à geografia alagoanas, que, ainda segundo a designer, não se restringiram à capital.

 

“Cada uma delas representa um dos muitos patrimônios materiais e imateriais de Alagoas. A sereia, o farol da Ponta Verde, as praias e os folguedos, que carregam história e alegria. Além disso, há a arquitetura, em especial as nossas igrejas, que são as primeiras a virem à mente quando o assunto é marco arquitetônico. E, por fim, a nossa flora, uma parte importante que ressalta a beleza natural. Tudo isso foi representado por meio de um recursos artístico utilizado comumente em cordel, a xilogravura, processo que se assemelha muito ao de carimbagem”, explicou.

 

Para o presidente da Juceal, Ricardo Dória, o início de maio também abre as comemorações desses 130 anos, que devem se basear na exaltação da Junta Comercial como porta de entrada das empresas e entidade responsável pela administração da Redesim no estado.

 

“Realmente é uma período de celebração por toda a história da Juceal, por toda a sua importância no crescimento econômico de Alagoas e pelas ações que queremos implementar no futuro. Há muito tempo a Junta Comercial não é apenas um órgão cartorário, é um agente de desenvolvimento, que é digital e em plena evolução. Toda empresa criada passa pela Juceal, mas o foco vai além, vem muito do que define a Redesim atual, um projeto totalmente focado na melhoria do ambiente empresarial como um todo. Por isso queremos que esse período reflita essa grandiosidade da Juceal“, frisou.