25/04/2023 09:54 | Saúde

IV Uncisal Verde promove evento no Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

Evento acontece nesta sexta-feira (28), das 19h às 21h30, no miniauditório Emil Burihan, localizado no prédio-sede da Uncisal


A programação do IV Uncisal Verde inicia às 19h com a palestra “Indenizações por acidentes de trabalho”,

Ascom Uncisal


Danielle Cândido

O Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho é celebrado em 28 de abril. Para sensibilizar as pessoas para a importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho, o Curso de Segurança no Trabalho da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promove o IV Uncisal Verde. Com tema “Gestão em Segurança no Trabalho”, o evento acontece nesta sexta-feira (28), das 19h às 21h30, no miniauditório Emil Burihan, localizado no prédio-sede da Uncisal.


A programação do IV Uncisal Verde inicia às 19h com a palestra “Indenizações por acidentes de trabalho”, com o advogado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) Marcelo Lima; durante o intervalo, às 20h, acontece uma demonstração sobre a Manobra de Heimlich, com a professora de Primeiros Socorros do curso, Joice Fragoso, e o estudante do curso e bombeiro civil João Paulo Azevedo; às 20h30 é a vez da mesa-redonda “A importância do estágio curricular no processo de formação e o mercado de trabalho”, com os egressos do curso Graciana Coutinho e Jayran Araújo. 


Segurança no Trabalho


O Curso Superior de Tecnologia em Segurança no Trabalho é ofertado com exclusividade pela Uncisal na modalidade presencial, com duração de três anos. Existe desde 2017 e, anualmente, abre 30 vagas pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada). Para o coordenador do curso, professor Éder Rocha, o curso é bastante diversificado. “Sempre penso em Segurança no Trabalho como uma área generalista. O profissional pode atuar em qualquer área, de serviços de saúde à construção civil, de hotéis e restaurantes a indústrias e usinas, sempre em prol da saúde e segurança do trabalhador”, explicou. 


Para a especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho, a professora Karina Schüssler, o tecnológico em Segurança no Trabalho é um dos cursos de maior relevância na ordem social e principalmente trabalhista, pois prepara profissionais que vão cuidar da saúde e segurança de todo e qualquer trabalhador. “Para os alunos que têm habilidades para atividades que envolvam organização de tarefas, controle de dados e rigidez de princípios para aplicar legislação em prol da integridade física dos trabalhadores, esse é o seu curso”, sugeriu.


O estudante Rafael Andrey da Silva Santos conclui o curso este ano e tem uma grande expectativa quanto ao mercado de trabalho. Para ele, a Segurança do Trabalho propõe um trabalho importante para a vida das pessoas. “Diferentemente do que muitos pensam, essa área de atuação não está restrita à entrega de EPIs [Equipamentos de Proteção Individual]. Nosso trabalho é fazer com que todos fiquem bem – desde o trabalhador à população em geral –, evitando acidentes”, pontuou. Ele acrescentou que “esse profissional é responsável por garantir a segurança de todos e o seu maior desejo é que todos voltem bem para suas casas”, concluiu.


Confira a programação:


IV Uncisal Verde

 

Dia: 28/04 (Sexta-feira)

Horário: das 19h às 21h30

19h - Palestra

20h - Demonstração

20h30 - Mesa-redonda

Local: miniauditório Emil Burihan, prédio-sede da Uncisal.


Não é necessário realizar inscrição, o evento será aberto para as três turmas de Segurança no Trabalho e para todos que queiram participar do evento.