27/03/2023 10:12 | Agricultura

GERAÇÃO DE RENDA

Iteral promoverá Feira Agrária do Crédito Fundiário em 2023

Evento já conta com mais de 17 municípios e reunirá agricultores familiares e artesãos das cidades de Carneiros, Poço das Trincheiras e Senador Rui Palmeira

Encontro que definiu datas e questões referentes à infraestrutura e programação cultural da feira

Alexsandra Marques, estagiária sob supervisão Iteral/Ascom

Ascom Iteral

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) promoverá a 21ª Feira Agrária do Crédito Fundiário. Criado em 2017 pelo órgão, o evento tem como objetivo contribuir para a valorização do trabalho das famílias camponesas e no escoamento da produção.  A feira volta a ocorrer depois do período pandêmico e conta com a parceria do Governo de Alagoas e de prefeituras municipais. O projeto busca ligar os agricultores e agricultoras direto ao consumidor, reafirmando o compromisso de motivar e mostrar a esses trabalhadores que é possível comercializar os produtos e gerar renda.

Programação e infraestrutura

Nos dias 23 e 24 de março, a gerente Executiva de Povos Tradicionais e Direitos Humanos, Leone Silva, esteve nos municípios de Poço das Trincheiras, Senador Rui Palmeira, Carneiros e Batalha para dialogar sobre a realização da feira agrária nessas cidades que contará com sua primeira edição.

Foram discutidas as datas, assim como questões referentes à infraestrutura e programação cultural. A programação do evento acontecerá nos três municípios das 6h às 20h com apresentação cultural e a comercialização de produtos como: frutas, raízes, hortaliças, mel, feijão verde, abóbora, farinha, goma de mandioca, ovos e galinha caipira; bolos, doces caseiros, artesanatos diversos, entre outros. Para a prefeita de Senador Rui Palmeira, Jeane Moura, a feira será muito importante e será uma oportunidade para os produtores e agricultores venderem seus produtos. “É uma feira importante para os trabalhadores da agricultura familiar, pois além de valorizar o trabalho deles, será uma oportunidade de venda dos seus produtos produzidos em nossa terra e também de outras associações que estarão aqui”, destacou a gestora, ao agradecer o Iteral pela iniciativa.

“Agradeço ao Iteral, em especial ao presidente Jaime Silva, por essa importante iniciativa e também por ter atendido o nosso pedido”, completou a gestora. O município de Senador Rui Palmeira receberá o projeto Feira Agrária do Crédito Fundiário nos dias 4 e 5 de maio. Já o município de Carneiros terá a sua primeira edição nos dias 25 e 26 de maio. Em Poço das Trincheiras, a primeira edição da feira agrária ocorrerá entre os dias 26 a 28 de outubro.